Alimentos da dieta vegetariana que são ricos em ómega 3Notícias de Saúde

Quinta, 13 de Outubro de 2016 | 87 Visualizações

Fonte de imagem: Tua Saúde

Quando os ácidos gordos ómega 3 são tema de conversa, é comum apenas mencionar o peixe e alguns tipos de carne, mas existem alimentos de origem vegetal igualmente potentes desta gordura.

Os ácidos gordos ómega 3 são um tipo de gordura saudável que deve fazer parte da alimentação diária. Capazes de proteger contra doenças cardíacas, inflamações e ainda contra o declínio cognitivo, os ácidos gordos ómega 3 assumem-se como um elemento essencial, uma vez que o organismo não é capaz de o produzir independentemente (falamos do ácido alfa-linolénico, ALA).

A alimentação e a suplementação são as melhores formas de fornecer esta gordura ao organismo e se pensa que apenas a encontra no peixe gordo e em alguns tipos de carne, engana-se. Existem alimentos de origem vegetal tão ou mais poderosos e que fazem as vezes de todo e qualquer produto de origem animal.

As sementes de linhaça são uma excelente fonte de ácidos gordos ómega 3, ajudando o organismo a repor os níveis de gordura e, com isso, a alcançar a plenitude no funcionamento dos órgãos. Também as nozessão ricas em ácido alfa-linolénico, um tipo de ácido gordo ómega 3 que tem que ser dado ao corpo, lê-se na revista Shape. Sementes de chiacânhamocouves-de-Bruxelas e couve-flor são também boas fontes, como acrescenta uma publicação do Huffington Post.

Para quem não consome produtos de origem animal, o tofu assume-se como uma das fontes de proteína prediletas e das que melhor fornece este tipo de gordura essencial. Também o azeite virgem extra é uma opção a ter em conta.

espirulina é um superalimento que deve constar também na alimentação, assim como o abacate, o arroz castanho e os feijões.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira