Alimentação saudável pode melhorar sintomas de depressãoNotícias de Saúde

Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 | 23 Visualizações

Fonte de imagem: tension News

Um estudo recente apurou que levar uma alimentação saudável e perder peso podem beneficiar a saúde mental, nomeadamente reduzir os sintomas de depressão.
 
Conduzido por uma equipa de investigadores liderada por Joseph Firth, da Universidade de Manchester, Reino Unido, o estudo contou com a meta-análise de dados de 16 ensaios clínicos randomizados e controlados que envolviam um total de 45.826 participantes. 
 
A maioria dos participantes nos estudos tinham depressão não-clínica. Os estudos investigavam o efeito de intervenções alimentares sobre os sintomas de depressão e ansiedade.
 
Como resultado, a equipa descobriu que todos os tipos de melhoramentos alimentares aparentavam exercer efeitos semelhantes sobre a saúde mental. A perda de peso, a redução do consumo de gordura e o melhoramento de nutrientes na alimentação exerceram benefícios semelhantes sobre os sintomas depressivos.
 
Joseph Firth mostrou-se bastante satisfeito com os resultados: “os efeitos semelhantes de qualquer tipo de melhoramento alimentar sugerem que as dietas altamente específicas ou especializadas são desnecessárias num indivíduo comum”.
 
O investigador acrescentou que fazer alterações simples é igualmente benéfico para a saúde mental, particularmente confecionar refeições com nutrientes densos que sejam ricos em fibra e vegetais, e diminuir o consumo de gordura e açúcar refinado.
 
Brendon Stubbs, coautor do estudo, confirmou que as intervenções no estilo de vida demonstram cada vez mais serem uma abordagem importante para combater a depressão e a tristeza.
 
“Especificamente, os nossos resultados neste estudo apuraram que quando as intervenções alimentares são combinadas com exercício, foi experienciado um melhoramento maior nos sintomas depressivos pelas pessoas”, disse o investigador.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “Psychosomatic Medicine”

Notícias Relacionadas