Alergias comuns associadas a doenças psiquiátricasNotícias de Saúde

Quinta, 26 de Abril de 2018 | 40 Visualizações

Fonte de imagem: Salvage Mind

Os pacientes com asma, rinite alérgica (febre dos fenos) e dermatite atópica (eczema) poderão apresentar um maior risco de desenvolverem doenças psiquiátricas, revelou um novo estudo.
     
Uma equipa de investigadores do Hospital Geral em Taiwan propôs-se estudar a associação entre aquelas doenças alérgicas comuns e o desenvolvimento de problemas psiquiátricos, na sequência de o líder do estudo, Nian-Sheng Tzeng, ter observado que alguns dos seus pacientes com alergias “pareciam sofrer emocionalmente”. 
 
Para o estudo, os investigadores analisaram dados de saúde de pacientes de Taiwan, que cobriam um período de 15 anos.
 
A equipa identificou 46.647 pessoas com doenças alérgicas e 139.941 sem aquele tipo de doenças. Foram incluídos pacientes de todas as idades. 
 
Foi apurado que no decorrer dos 15 anos, 10,8% dos pacientes com doenças alérgicas tinham desenvolvido também uma doença psiquiátrica, contra 6,7% dos pacientes sem doenças alérgicas. Isto significa que os pacientes com alergias tinham um risco 1,66 maior de desenvolverem doenças psiquiátricas em relação aos que não apresentavam alergias.
 
Os investigadores observaram ainda que os pacientes com dermatite atópica apresentavam um risco menos de desenvolverem uma doença psiquiátrica, enquanto os pacientes com asma e rinite alérgica tinham um risco mais elevado.
 
Outra descoberta curiosa foi o facto de a toma de certos medicamentos para a asma ter sido associada a um menor risco de doenças psiquiátricas nos pacientes com aquela doença alérgica.
 
A possível razão para a associação verificada neste estudo poderá ser uma ligação entre a inflamação (que está envolvida nas doenças alérgicas) e as doenças psiquiátricas. Por outro lado, o stress psicológico de uma doença psiquiátrica pode também contribuir para o surgimento de sintomas físicos. 

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Frontiers”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados