Estudo relaciona pela primeira vez o consumo de carne processada e a ingestão de bebidas alcoólicas ao cancro do estômago.
O World Cancer Research Fund voltou a revelar mais dois inimigos da saúde mundial. Pela primeira vez, o consumo de carne processada e a ingestão frequente de bebidas alcoólicas foram diretamente associados a um maior risco de cancro do estômago. A obesidade também foi apontada como possível causadora.
Segundo o estudo realizado pelo organismo, existem “fortes evidências” do risco aumentado quando se ingerem três ou mais bebidas alcoólicas e/ou cerca de 50 gramas de carne processada – aqui, as conclusões do World Cancer Research Fund vão ao encontro do alerta que a Organização Mundial da Saúde lançou no ano passado acerca do consumo de carne processada e carne vermelha.
A investigação revela “algumas evidências” sobre a associação do risco de cancro do estômago e o consumo de peixe e de carne feitos na brasa. O não consumo de fruta ou um consumo quase nulo faz também soar o alerta.
Mas nem tudo são más notícias. Conta o Mirror que a mesma investigação notou que o consumo de citrinos pode ter um efeito positivo, uma vez que é capaz de reduzir o risco deste tipo de cancro, que é mais propício em homens (duas vezes mais) do que em mulheres.