Água, nutriente essencialNotícias de Saúde

Terça, 22 de Setembro de 2015 | 1675 Visualizações

Fonte de imagem: graciebarra

A água desempenha um papel nutricional essencial para o nosso organismo.

“A água é um nutriente essencial que, junto com os demais líquidos que ingerimos,torna possíveis as reações químicas celulares e o transporte de nutrientes no nosso organismo, assim como os resíduos de substâncias”, destacou o Dr. Rafael Urrialde de Andrés, diretor de Saúde e Nutrição da Coca-Cola Ibéria no seminário da Universidade Internacional Menéndez Pelayo (UIMP).

Sublinhou ainda, como reporta a organização em comunicado enviado às redações, que a água “cumpre também uma importante função estrutural, especialmente na composição muscular, faz com que seja possível a regulação da nossa temperatura corporal e cumpre umafunção lubrificadora das articulações e das membranas mucosas.”

No seminário ‘Avanços em Nutrição: integração de experiência e evidência’, que se celebrou em Cuenca foram ainda discutidas as principais fontes de hidratação. Aqui os especialistas destacam a importância de ler a informação nutricional dos alimentos e bebidas e as calorias.  

O Dr. Rafael Urrialde relembra que os especialistas recomendam que “ 75 a 80% do líquido que ingerimos diariamente provenha de bebidas e o resto dos alimentos, alguns dos quais possuem já uma grande percentagem de água”.

O mesmo especialista assinala ainda que “todas as bebidas não alcoólicas que contenham mais de 80% de água e menos de 50 mEq/l de sal são fonte de hidratação, o que se torna particularmente relevante em épocas de calor ou para aquelas pessoas para as quais a diversidade de bebidas e sabores pode ajudar a alcançar os níveis de hidratação adequados”.

A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) estabelece como valores de referência para a ingestão adequada de líquidos por dia de dois litros para as mulheres e dois litros e meio para os homens

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas