Afinal o feto humano está exposto a bactérias dentro do úteroNotícias de Saúde

Quarta, 12 de Junho de 2019 | 4 Visualizações

Fonte de imagem: The Times of Israel

Afinal, o útero humano não é estéril e o feto aparenta ser exposto a bactérias antes de nascer, indicou um estudo.
 
A evidência foi encontrada por uma equipa de investigadores liderada por Lisa Stinton, da Universidade da Austrália Ocidental.
 
“Durante a última década, numerosos estudos detetaram ADN bacteriano em fluído amniótico e no primeiro mecónio [primeiro cocó do bebé], questionando a conjetura assumida desde há muito tempo em que o útero é estéril”, explicou a investigadora. 
 
“Contudo, alguns argumentam que os resultados são falsos-positivos – agentes contaminantes nos reagentes usados na análise do ADN”, indicou.
 
No sentido de clarificar aquelas questões, os investigadores recolheram, cuidadosamente, amostras de líquido amniótico de 50 grávidas saudáveis que tinham o parto planeado por cesariana. 
 
A equipa usou medidas rigorosas para eliminar a contaminação bacteriana na análise das amostras de líquido amniótico e de mecónio. “Apesar daquelas medidas, encontrámos mesmo assim ADN bacteriano em quase todas as amostras”, avançou Lisa Stinton.
 
Com efeito, em 43 amostras viáveis para fins do estudo, 36 continham ADN bacteriano. Adicionalmente, todos os 50 recém-nascidos apresentavam bactérias no mecónio. O mais interessante, segundo a investigadora, foi o facto de o microbioma no mecónio ter variado substancialmente de recém-nascido para recém-nascido.
 
Nenhuma das mães ou bebés apresentavam sinal de infeção. Segundo os investigadores, o microbioma fetal poderá ser um regulador benéfico no desenvolvimento inicial.
 
Porém, a equipa admite que o ADN das amostras analisadas poderá ter vindo de bactérias já mortas no útero. Portanto, a próxima etapa será descobrir se esse ADN bacteriano está vivo e se constitui um microbioma.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “Frontiers in Microbiology”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados