Afinal, o colesterol 'bom' não é assim tão benéfico para a saúdeNotícias de Saúde

Terça, 05 de Janeiro de 2016 | 59 Visualizações

Fonte de imagem: suasaude

Para alguns pacientes ter os níveis de HDL (colesterol ‘bom’) altos não traz benefícios e pode até comprometer a saúde.

Há muito anos que os médicos e especialistas desenharam uma distinção entre colesterol ‘bom’ e colesterol ‘mau’. Sendo que o conselho era de manter os níveis do ‘mau’ colesterol (LDL) baixos e subir os níveis do colesterol ‘bom’ (HDL).

De acordo com as recomendações, o LDL é visto como um potenciador das doenças cardiovasculares e do AVC. Já o HDL parece ser capaz de remover o excesso de colesterol e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

As farmacêuticas começaram a criar medicamentos capazes de aumentar os níveis d HDL na esperança então de reduzir o risco de doenças cardiovasculares mas ao que parece, para alguns pacientes os níveis altos de HDL estão longe de ser benéficos.

O cardiologista italiano Eliano Navarese juntou uma equipa de especialistas e reanalisou as investigações médicas que sugeriam que os níveis altos de HDL eram benéficos.

Descobriu que em excesso (acima dos 2.3 mg/dl) o HDL além de não ser benéfico pode até deixar de cumprir a sua função de ‘limpar’ o colesterol do sangue, deixando as plaquetas instáveis e suscetíveis a inflamação e danos no tecido e aumentando o risco de problemas cardíacos.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados