Afinal, as emoções têm cheiro!Notícias de Saúde

Terça, 12 de Maio de 2015 | 401 Visualizações

Sabia que as emoções não só têm cheiro como também são contagiantes através do odor? Esta foi a conclusão avançada pelo estudo publicado no jornal Psychological Science.

É verdade, parece que, mesmo que tentemos esconder, as nossas axilas denunciam o que estamos a sentir. A experiência realizada por uma equipa interdisciplinar e internacional envolveu desde investigadores a psicólogos, incluindo o Instituto de Psicologia Aplicada de Portugal. Na prática, consistiu em mostrar a 12 homens vídeos escolhidos pela equipa de investigação que propositadamente provocavam felicidade ou medo (e outros que não causavam qualquer tipo de emoção como grupo de controlo). 

Antes do vídeo, todos os homens higienizaram as axilas e colocaram papel absorvente que mais tarde foi cheirado por várias mulheres. No final de cada sessão, os homens responderam a um questionário de forma a compreender a emoção sentida durante o vídeo e identificar o seu papel absorvente.

Depois da sessão de vídeo, mais de 30 mulheres cheiraram os respetivos papéis absorventes sem qualquer informação sobre o seu contexto. Enquanto isso, os investigadores avaliavam as suas expressões faciais para depois associar a reação das mulheres à emoção associada ao papel absorvente. 

Dizem as conclusões do estudo que o cheiro das emoções é realmente contagiante, pois quando as mulheres cheiravam os papéis absorventes utilizados durante a visualização dos vídeos provocadores de felicidade, a reação era serena e quase acompanhada de um sorriso, enquanto que as mulheres que cheiravam o papel absorvente usado durante os vídeos menos positivos, contraíram alguns músculos associados ao medo de à rejeição.

Portanto, já sabe, por mais que queira esconder as suas emoções, o seu estado de espírito vai contagiar quem está a sua volta.

Partilhar esta notícia
Referência