Açúcar natural poderá proteger contra a síndrome metabólicaNotícias de Saúde

Terça, 02 de Outubro de 2018 | 63 Visualizações

Fonte de imagem: Huffington Post

Uma equipa de investigadores poderá ter descoberto uma forma inovadora de potencialmente intervir na síndrome metabólica com ... açúcar.
 
A equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis, EUA, conduziu um estudo em que testou os efeitos de um açúcar natural, a trealose, sobre os níveis de gordura e colesterol no sangue de ratinhos.
 
A trealose é sintetizado por algumas bactérias, fungos, plantas e animais, sendo um açúcar usado na produção industrial, especialmente na alimentação e cosmética.
 
Os investigadores coliderados por Brain DeBosch adicionaram trealose à agua de beber de ratinhos. Os resultados observados em algumas alterações poderiam teoreticamente ser benéficos para humanos com síndrome metabólica.
 
A trealose parece conseguir aqueles resultados através do bloqueio da glicose do fígado, ativando um gene conhecido como ALOXE3 que aumenta a sensibilidade à insulina. A ativação deste gene desencadeia igualmente a queima de calorias, reduzindo a acumulação de gordura e evitando o ganho de peso. 
 
Os efeitos são semelhantes aos do jejum. A trealose aparenta mimetizar os efeitos benéficos do jejum, mas sem restrição alimentar.
 
Brain DeBosch explicou que o gene ALOXE3 faz aumentar a sensibilidade à insulina da mesma forma que os fármacos comuns para tratar a diabetes. 
 
Adicionalmente, “demonstrámos que a ativação do ALOEXE3 no fígado é desencadeada tanto pela trealose como pelo jejum, possivelmente pela mesma razão: privar o fígado de glicose”, afirmou o investigador. 
 
O autor concluiu que “os nossos achados sugerem que fazer jejum – ou oferecer trealose com uma alimentação normal – faz com que o fígado altere a forma como processa os nutrientes de uma forma benéfica”, concluiu.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “JCI Insight”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados