Açúcar, gordura, calorias. Tudo o que precisa saber sobre a cervejaNotícias de Saúde

Terça, 03 de Novembro de 2015 | 4246 Visualizações

Fonte de imagem: linkis

É das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, mas continuam a ser muitas as dúvidas quanto ao seu impacto.

É sabido que o vinho é mais saudável do que a cerveja, mas será a cerveja assim tão prejudicial quando comparada com outras bebidas?

Um estudo britânico, levado a cabo pela British Beer Alliance, revela como é verdadeiramente a cerveja em comparação com bebidas açucaradas, quentes ou outras alcoólicas.

Segundo o Daily Mail, meia ‘pint’ (isto é, uma cerveja média) tem menos calorias do que um copo de vinho (de cerca de 175 ml). Mais concretamente, uma cerveja de 33cl tem 31 calorias, enquanto um copo de vinho tem 141 calorias. Já a ‘pint’ (cerca de 600 ml) tem 182 calorias, mas um copo de vinho de 250 ml consegue ter 197 calorias.

Quanto ao açúcar, uma ‘pint’ tem 2,5 gramas de açúcar, muitíssimo menos do que uma lata de Coca-Cola (33cl), um chá com leite ou um frappuccino pequeno. A bebida açucarada tem 34 gramas de açúcar, o ‘chai latte’ 21 gramas e o frappuccino cerca de 35 gramas.

O estudo indica ainda que os britânicos estão redondamente enganados quanto aos níveis de gordura de uma cerveja, pensando que a bebida tem maiores índices do que um chocolate de leite. Pelo contrário: 45 gramas de chocolate de leite têm 13,5 gramas de açúcar, enquanto uma cerveja (com 4% de álcool) tem zero, sim, zero.

Mas, e a teoria de que a cerveja faz engordar? Pois bem, já pensou que não bebe a cerveja ‘sozinha’? Possivelmente acompanha a bebida com alguma comida… também possivelmente calórica e pouco saudável.

Vejamos dois possíveis acompanhamentos de uma cerveja: bolo com creme e meia pizza. Se uma cerveja de 33cl tem 91 calorias (e uma ‘pint’ cerca de 182), uma fatia de bolo com creme tem 183 calorias e meia pizza nada mais do que 341 calorias. Afinal, a barriga de cerveja é mais ‘barriga do acompanhamento da cerveja’.

Partilhar esta notícia
Referência