Acorda a meio da noite para ir à casa de banho? A culpa pode ser do salNotícias de Saúde

Domingo, 02 de Abril de 2017 | 85 Visualizações

Fonte de imagem: US News Health

Estudo japonês relacionada as idas noturnas à casa de banho com um consumo excessivo de sal.

Acordar a meio da noite para urinar pode não ser um sinal de que se consumiu uma boa quantidade de água ao longo do dia. Diz um recente estudo japonês que esta condição chamada de noctúria pode mesmo ser o resultado de um consumo excessivo de sal.

Para a investigação da Universidade de Nagasaki, conta a BBC, participaram 300 voluntários, que tiveram de revelar pormenores sobre a sua dieta e ainda detalhar os seus padrões de sono.

Os participantes que consumiam quantidades mais elevadas de sal mostraram ter maiores problemas de sono e, por isso mesmo, foram desafiados a seguir uma dieta com menor teor de sódio ao longo de três meses, de modo a perceber se a alimentação era mesmo a responsável pela vontade de urinar durante a noite.

Passado esse tempo de análise, foi possível notar uma redução da quantidade de vezes que os participantes acordavam a meio da noite para ir à casa de banho, passando de mais de duas vezes para uma única vez.

De acordo com a BBC, esta associação entre o consumo de sal e a maior necessidade de urinar é mais notória entre as pessoas do sexo masculino e com mais de 50 anos, embora seja também a partir desta idade que as mudanças hormonais estimulam uma maior produção de urina.

Reduzir o consumo de sal é fundamental não só para prevenir casos de noctúria, mas também para cuidar da saúde cardiovascular e prevenir o aparecimento de doenças como a obesidade e a diabetes.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas