Aceitaria um conselho alimentar de alguém com peso a mais?Notícias de Saúde

Quarta, 30 de Setembro de 2015 | 8 Visualizações

Fonte de imagem: marketwatch

Estudo diz que peso das pessoas interfere com a sua credibilidade.

Numa altura em que se multiplicam os blogues dedicados ao estilo de vida saudável, à alimentação equilibrada e ao exercício físico, são muitos os conselhos de ‘lifestyle’ que se encontram online e que se mostram como a principal fonte de informação para grande parte dos utilizadores. Mas serão todos viáveis?

Pois bem, isso depende da credibilidade que cada bloguer transmite e um recente estudo da Universidade de Cornell, publicado na revista Health Communication, revela que as pessoas não aceitam conselhos alimentares e de saúde feitos por bloguers com peso a mais.

Segundo o Daily Mail, quando um bloguer tem peso a mais, os leitores tendem a ser céticos quanto à informação que lhes é transmitida, mas acreditam nessa mesma informação se for dita por um bloguer magro. Contudo, a forma como as pessoas olham para os bloguers de ‘lifestyle’ é mais complexa do que julgamos.

Diz o estudo que quando um autor com peso a mais publica uma informação sobre alimentação saudável (ou até mesmo uma receita), os leitores olham para a publicação como algo duvidoso e pensam que aquela refeição saudável apenas consta no blogue pois o autor é rico. Mas as publicações feitas pelos bloguers magros também podem suscitar dúvidas.

Jonathon Schuldt, principal autor do estudo, explica que uma receita “calórica e gordurosa” publicada por um bloguer magro pode ter um impacto semelhante a uma publicação saudável feita por um bloguer com peso a mais, mas no primeiro caso, os leitores associam a publicação a patrocínios e, por vezes, acabam por partilhar a informação, o que não acontece no caso das informações partilhadas por bloguers com peso a mais.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas