A vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) não foi associada a 44 doenças crónicas graves em mulheres adultas, demonstrou um estudo recente.
Desde que a vacina contra o HPV começou a ser introduzida em 2006 em muitos países espalhados pelo mundo inteiro, os programas de vacinação com a mesma têm sido essencialmente destinados a raparigas dos nove aos 12 anos de idade.
Os estudos sobre a segurança da vacina têm sido animadores. No entanto, têm-se baseado no grupo-alvo principal dos programas de vacinação contra o HPV: raparigas no início da adolescência.
No entanto, há também mulheres que vão ser abrangidas por alguns programas de vacinação contra o HPV ou que decidem tomar a vacina por iniciativa própria à sua conta.
Conduzido por uma equipa de investigadores liderada por Anders Hviid, do Instituto Statens Serum, Dinamarca, o estudo teve como objetivo apurar o risco de desenvolvimento de 45 doenças crónicas graves em mulheres adultas que tinham tomado a vacina contra o HPV.
Para o estudo de coorte, os investigadores contaram com dados dos registos clínicos nacionais dinamarqueses e suecos que incluíam um total de 3.126.790 mulheres dos 18 aos 44 anos de idade para estabelecer comparações entre os índices de incidência daquelas doenças crónicas entre as mulheres vacinadas e as não vacinadas contra o HPV.
As mulheres foram seguidas durante 16.386.459 pessoas-anos. Na sequência da vacinação contra o HPV, não foram registados índices significativos que pudessem associar a vacina a doenças crónicas em estudo, exceto para a doença celíaca.
No entanto, o aumento do risco daquela doença apenas foi observado na Dinamarca onde a doença é pouco diagnosticada na população adulta. Sendo assim, os resultados poderão ser devidos ao facto de a doença ser pré-existente e ainda não diagnosticada.
“Este é o estudo mais completo sobre a segurança da vacinação contra o em mulheres adultas até à data. Não é despropositado esperar diferentes preocupações com a segurança em mulheres adultas em comparação com raparigas jovens e o nosso estudo é um importante complemento aos estudos de segurança em raparigas jovens”, disse Anders Hviid.
A vacinação contra o HPV é segura em mulheres adultas?Notícias de Saúde
Sexta, 20 de Outubro de 2017 | 34 Visualizações

Fonte de imagem: GreenMedInfo
A vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) não foi associada a 44 doenças crónicas graves em mulheres adultas, demonstrou um estudo recente.
Autor
Alert Life Sciences
Alert Life Sciences
Referência
Estudo publicado na revista “Journal of Internal Medicine”
Estudo publicado na revista “Journal of Internal Medicine”