A partir dos dois anos, bebés já conseguem usar touchscreenNotícias de Saúde

Segunda, 28 de Dezembro de 2015 | 18 Visualizações

Fonte de imagem: pensadosatinta

Novo estudo revela que as crianças de dois anos são totalmente capazes de utilizar dispositivos ‘touchscreen’.

As crianças de dois anos estão totalmente adaptadas para utilizar dispositivos ‘touchscreen’. É o que sugere uma investigação publicada recentemente na revista científica Archives of Disease in Childhood.

De acordo com este estudo, nessa idade as crianças já conseguem arrastar o ecrã, desbloquear o dispositivo e até procurar aplicações em smartphones e tablets.

Para o estudo, os investigadores do Hospital da Universidade Cork, na Irlanda, pediram aos pais de 82 crianças com idade entre um e três anos que preenchessem questionários sobre o uso e acesso dos filhos a aparelhos ‘touchscreen’.

Os resultados mostraram que a maioria dos pais (82%) tinha um smartphone ou tablet. Destes, 87% deixavam os seus filhos brincar com o dispositivo por, em média, 15 minutos por dia. Além disso, 26% afirmaram ter feito o download de alguma aplicação especialmente para a criança.

Em relação à interação das crianças com estes dispositivos, 91% dos pais disseram que os seus filhos eram capazes de arrastar o ecrã para ir para outra página ou mudar uma imagem, 50% conseguiam desbloquear o dispositivo e quase 66% conseguiam procurar aplicações e itens específicos nos ecrãs. A média de idade das crianças que conseguiam realizar as três atividades era de dois anos.

De acordo com os investigadores, este nível de interatividade é semelhante ao das formas tradicionais de jogos interativos e a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento infantil. "Dispositivos interativos ‘touchscreen’ oferecem um nível de interesse que não havia sido experimentado anteriormente com outras formas de media e são mais parecidas com os jogos tradicionais", escreveram os autores.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas