A meta está traçada: consumo máximo de 10 gramas de sal por diaNotícias de Saúde

Quinta, 17 de Dezembro de 2015 | 8 Visualizações

Fonte de imagem: lagranepoca

O Fórum do Sal aconteceu esta quinta-feira.

Um consumo diário de sal abaixo dos 10 gramas. Este é o objetivo da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) e tem como meta o ano de 2020.

Esta foi uma das medidas debatidas no Fórum do Sal, evento que contou com especialistas nacionais e internacionais e que debateu as principais preocupações acerca do consumo excessivo.

Para além de um consumo máximo de 10 gramas por dia até 2020, o fórum concluiu que “é necessário promover uma nova redução do teor de sal no pão, de forma a atingir os níveis registados noutros países, assim como a reformulação gradual do conteúdo de sal nos alimentos processados”, lê-se num comunicado enviado às redações.

O recurso ao “semáforo na rotulagem” é outra das medidas sugeridas e visa a “adoção pelos produtores e grandes superfícies comerciais de um processo uniforme de rotular a informação do teor de sal em produtos alimentares, utilizando um sistema de três cores: vermelho para produtos com teor excessivo de sal, amarelo para aqueles com teores moderados de sal e verde para os produtos com baixo teor de sal”.

Os especialistas são também da opinião que “é importante promover campanhas educativas dirigidas à redução do consumo excessivo de sal, tendo em conta os riscos associados, e que orientem uma escolha mais adequada dos alimentos ingeridos”, anuncia a mesma nota enviada.

“Estabelecer estratégias educacionais prevenindo o consumo exagerado de sal (ajustadas à idade)” é outro dos objetivos da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

Partilhar esta notícia
Referência