A acne piora sempre no inverno. Saiba porquêNotícias de Saúde

Quarta, 16 de Dezembro de 2015 | 315 Visualizações

Fonte de imagem: comotirarespinhas

Além de não ser uma condição que afeta apenas os adolescentes, a acne tende a agravar-se nos dias mais frios. Eis os motivos.

É no inverno que a acne se torna mais frequente e agressiva. A pele seca, o vento, o ar frio e húmido e o uso de gorros e cachecóis são os principais causadores do agravamento deste problema cutâneo.

À revista Women’s Health, a dermatologista norte-americana Ellen Marmur explica que nos dias de vento frio a pele perde os seus lípidos naturais que estão à superfície e que atuam como barreiras contra a sujidade e toxinas ambientais. Assim que este ‘escudo protetor’ se perde, a pele fica à mercê de bactérias e a possibilidade de nascerem espinhas cresce a olhos vistos.

Uma forma de evitar o aparecimento de borbulhas indesejadas no rosto é aplicar um protetor hidratante todas as manhãs. “Produtos de limpeza suaves e hidratantes pesados são o caminho a seguir”, diz a especialista, salientando que “os sabões e produtos ásperos podem piorar a secura da pele, já que também retiram os óleos essenciais que se encontram à superfície”.

Evitar banhos e duches com água demasiado quente é outro truque a ter em conta. 

Partilhar esta notícia
Referência

Info-Saúde Relacionados