9 razões para beber... cháNotícias de Saúde

Sábado, 20 de Dezembro de 2014 | 174 Visualizações

Gostaríamos de ter a sua atenção para uma bebida fantástica. Não, não é o café, embora algumas variedades possam conter cafeína.

O chá. A bebida que o consegue acalmar em momentos de stress ou que simplesmente o consegue revitalizar quando se sente demasiado cansado. Em linhas gerais, o chá é ótimo e deve ser consumido na quantidade que se entender.

Apresentamos nove razões para que faça do chá a sua bebida predileta.

1.       No topo da lista surge a simplicidade. O chá é tremendamente mais fácil de fazer do que o café.

Na maioria das vezes é necessário todo um mecanismo complexo para chegar ao produto final que bebemos numa pequena chávena. E pode ainda ser necessário moer o grão do café. Para fazer chá apenas necessitamos de água a ferver, a saqueta (ou a erva fresca) e uma chávena. É, de facto, simples.

2.       Outra das razões está ligada ao chá verde. Este tem o poder de manter os ossos saudáveis.

Para os sujeitos com mais idade, estudos demonstram que beber chá verde pode reduzir o risco de contrair fraturas em pessoas que sofram de osteoporose.

3.       Beber chá preto pode ajudar a controlar o mau hálito.

Se sofre de halitose então pode começar a beber chá preto. Os investigadores da Universidade de Dentição doChicago College descobriram que o chá preto contém componentes químicos que desaceleram a formação da 'placa' causadora de bactérias. Reduz também a produção dos níveis de ácido, o que ajuda a prevenir a doença periodontal.

4.       Na China é considerado como parte integrante do dia-a-dia, porque não há-de ser também para nós?

A par do arroz, do óleo, sal e vinagre, o chá é considerado como uma daquelas coisas sem a qual os chineses não passam sem.

5.       O chá tem a capacidade de nos acalmar.

Algumas investigações sugerem que determinados chás podem atuar como calmantes eficazes e seguros. Na Alemanha, 202 indivíduos foram expostos a um estudo com recurso a extratos naturais e medicamentos de combate à ansiedade. Ficou demonstrado que o chá melhorou a qualidade do sono, ao contrário das prescrições médicas.

6.       Em determinados países é (quase) imperativo tomar chá.

Por exemplo, se o presidente dos Estados Unidos for obcecado por chá, então nós também devemos ser. Um artigo datado de 2009, publicado no New York Times, apresentava em pormenor as mudanças feitas por Obama na chegada à Casa Branca. Uma delas dava conta do facto dos frigoríficos estarem repletos de chá orgânico.

7.       Esta bebida pode ajudar a aliviar as alergias sazonais mesmo antes de aparecerem.

Se sofre de alergias sazonais vai querer começar o dia com uma chávena de chá de urtiga. Um estudo preliminar, aplicado em 69 pessoas, revela que as folhas de urtiga podem melhorar os sintomas de alergia.  

8.       Alguns peritos acreditam que beber chá pode ser melhor do que beber água.

Investigadores do European Journal of Clinical Nutrition descobriram que o chá rehidrata tanto quanto a água. Há um bónus. O chá tem antioxidantes.

9.       Chá das cinco. Não é preciso dizer mais nada.

Há grupos dedicados ao ritual de beber chá, o que geralmente implica acompanhamentos no mínimo deliciosos. Reza a história que esta tradição foi iniciada em 1840 por Anna Maria Stanhope, sétima duquesa de Bedford. A ideia era encurtar o fosso entre o lanche e o jantar. Em países como o Reino Unido a hora do chá continua a ser levada muito a sério.

Partilhar esta notícia
Autor
Visão
Referência