7 experiências que o seu cérebro precisa para funcionar melhorNotícias de Saúde

Domingo, 13 de Abril de 2014 | 166 Visualizações

Forbes criou uma lista das sete experiências que o cérebro precisa de experimentar para que possa funcionar melhor. Quem o diz é o diretor do NeuroLeadership Institute e autor do livro “Cérebro a trabalhar: Estratégias para ultrapassar distrações,  recuperar a concentração e trabalhar todo o dia”, David Rock.

1. Concentre-se

Focar-se num projeto é uma forma de pensar. Este é um exercício fundamental para a sua saúde mental.

2. Gira o seu tempo

Para os seres humanos é fundamental relacionar-se com os outros. “Estar isolado é duas vezes mais perigoso do que fumar”. É necessário ter uma vida social para além do trabalho para sermos mentalmente saudáveis. Aprenda a gerir o seu tempo de forma a conseguir conciliar todos os aspetos da sua vida.

3. Não faça nada

Parece contraditório mas não é. Ler ou realizar uma tarefa banal, como lavar a loiça, permite que a sua mente viaja e reflita o que, por sua vez, faz com que o seu cérebro recupere e se concentre melhor.

4. Exercite o pensamento

Reflita sobre pensamentos profundos com alguém ou medite. Faça algo que lhe permita pensar de forma profunda, isto permite ao seu cérebro reorganizar-se.

5. Divirta-se

Desfrute de um tempo com os seus amigos, veja uma comédia ou brinque com crianças. Divertir-se faz com que o seu cérebro relaxe e crie novas conexões.

6. Faça exercício físico

Um estudo recente revelou que as pessoas são 23% mais produtivas nos dias que praticam atividade física. Quando nos exercitamos, ativamos regiões do cérebro que só são ativadas desta forma, o que permite que outras funções “descansem”.

7. Durma

Não chega descansar, é preciso dormir (bem) para que o cérebro se reorganize e consiga ser mais criativo. Perder uma noite de sono tem consequências durante vários dias.

Partilhar esta notícia
Autor
Forbes /DInheiro Vivo
Referência
diretor do NeuroLeadership Institute

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados