6 receitas saudáveis para um dia de praia... e não sóNotícias de Saúde

Terça, 14 de Julho de 2015 | 274 Visualizações

1. HIDRATAÇÃO. É fundamental levar sempre água. A exposição ao sol e as temperaturas elevadas aumentam as perdas de fluídos e, portanto, é fundamental a sua reposição ao longo do dia. Uma garrafa de água bem fresquinha deve ter lugar de honra na geleira. Pode também optar por fazer infusões ou tisanas, de frutos ou ervas, a seu gosto. Se lhes adicionar umas rodelas de limão ou lima e folhas de hortelã, fará um refresco ótimo, super saboroso.

Com ideias retiradas do meu livro "Sumos e Águas Detox", terá imensas alternativas, refrescantes e muito nutritivas. É o caso de:

Água Detox 1

1,5l de água

1 rodela de abacaxi

4 morangos

10 folhas de hortelã

Modo de preparação: Corte os morangos e o abacaxi em pequenas porções e coloque dentro de água, juntamente com as folhas de hortelã. Deixe repousar durante cerca de 3-4 horas no frigorifico e está pronta a servir ou a levar para a praia.

Água Detox 2

1,5l de água

1 fatia de melancia

7 mirtilos

7 folhas de manjericão

Modo de preparação. Corte a melancia em pequenas porções e coloque dentro de água, juntamente com os mirtilos e o majericão. Deixe repousar durante cerca de 3-4 horas no frigorifico e está pronta a servir ou a levar para a praia consigo.

2. LANCHES DE 3 EM 3 HORAS. Relativamente a refeições mais consistentes, o primeiro problema é perder o controlo sobre as horas das refeições, sobretudo as intercalares, acabando por se comer quando já se tem verdadeiramente fome. É o erro comum que se deve evitar, quer na praia quer no seu dia-a-dia. Portanto, ingerir pequenos lanches de três em três horas deve ser fundamental.

- Leve vegetais crus em palitos (que os franceses - e eu também - chamam de cruidités)

- Opte por cenoura, aipo, pepino, pimentos coloridos, curgete ou outros e acompanhe de hummus (pasta de grão de bico e sésamo). Pode ver a receita aqui.

- Espetadas de fruta fresca

- Chips de fruta e vegetais desidratados sem adição de açúcar (prepare em casa os seus)

3. SUMOS DE FRURAS E VEGETAIS. Alimentos práticos como fruta fresca são obrigatórios: maçãs, cerejas, morangos, uvas. Gelatinas e legumes (como cenouras, tomates cherry, palitos de pepino, curgete ou pepino), também são boa opção, bem como como os sumos detox ou funcionais (como gosto de lhes chamar).

Sumo detox

1/2 papaia

2 rodelas de abacaxi

1 cenoura

2 mãos de espinafres

1/2 pepino

8 folhas de hortelã

1 c. sopa de chia

300ml de água

100ml de água de coco

Modo de preparação: Corte todos os ingredientes em pequenas porções, coloque-os no liquidificador e triture até obter uma textura cremosa. Estes alimentos para além de refrescarem, hidratam pois apresentam uma composição rica em água. Pode optar por não colocar água ou água de coco e preparar uma sopa detox que poderá consumir com uma colher em vez de beber o tradicional sumo detox.

4. SALADAS. Para dias em que o almoço tem de ser feito na areia, então pode optar por saladas variadas com uma boa base verde e uma grande variedade de vegetais, sempre associados a proteína magra. O tempero deve ser ligeiro, utilizando ervas aromáticas à vontade, vinagre, limão, azeite q.b. ou molho de iogurte natural magro confecionado por si com ingredientes a gosto (pimenta, mostarda, vinagre, salsa).

Salada de verão com maçã

Ingredientes:

4 folhas de alface frisada

4 folhas de alface roxa

1/4 de cebola roxa

5 tomates cereja

1 maçã de Alcobaça com casca

5 meias nozes

1/2 requeijão light

6 folhas de hortelã

Modo de Preparação: Lave muito bem todos os ingredientes e disponha as folhas de alface frisada e roxa partidas na base, juntamente com as folhas de hortelã cortadas em juliana. Junte a cebola laminada, o tomate cereja em quartos e a maçã de alcobaça cortada em pequenos cubos. Junte-lhe o requeijão no topo e por cima as nozes. Tempere a gosto com azeite, vinagre e um fio de mel.

5. SANDES. Se, por exemplo selecionar o pão escuro e rico em fibra, juntamente com um recheio menos calórico sempre acompanhado de vegetais (alface, rúcula, tomate, cenoura ralada ou pepino). Os recheios podem ser variados como omelete de claras, fiambre de aves, queijo magro, delícias do mar, frango ou peru grelhado. Se quer fugir ao pão há sempre a possibilidade de optar por wraps.

Wrap de frango e tangerina

1 wrap

philadelphia light ou guacamole (pasta de abacate) ou hummus (pasta de grão e sésamo)

frango desfiado com molho de iogurte grego ligeiro, limão e aneto

2-3 gomos de tangerina

1 folha de alface

5 folhas de espinafres baby

cenoura ralada

Modo de preparação: Barre o seu wrap com a philadelphia, o guacamole ou hummus, coloque os verdes sobre uma das pastas, coloque o frango desfiado com o molho, os gomos de tangerina e a cenoura ralada. Enrole e coma acompanhado com uma salada de tomate cereja e pepino.

6. GASPACHO. É uma receita simples de preparar e que se pode consumir fria. Se reduzir a quantidade de azeite e não adicionar pão, pode ser uma excelente alternativa para consumir na praia. Para quem não tem jeito para a cozinha, ou simplesmente tem pouco tempo, pode comprar já feito o gaspacho nas grandes superfícies comerciais.

Gaspacho detox

2 tomates

1/2 pepino com casca

1 rodela de cebola roxa

1/4 de pimento vermelho pequeno

3 folhas de alface roxa ou couve kale

1 dente de alho pequeno (opcional)

1 ramo de salsa

1 ramo de coentros

1 c. chá de oregãos

pimenta rosa ou preta q.b.

sumo de 1 limão

1 c. sopa de sementes de canhamo

1 c. sopa de sementes de chia

100ml de água fresca

Modo de preparação: Corte todos os ingredientes em pequenas porções, coloque-os no liquidificador e triture até obter uma textura cremosa. Estes alimentos para além de refrescarem, hidratam pois apresentam uma composição rica em água.

Partilhar esta notícia
Autor
Dinheiro Vivo
Referência
Receitas-do-mundo