5 truques rápidos para reduzir o stress em 5 minutosNotícias de Saúde

Quarta, 29 de Abril de 2015 | 156 Visualizações

Para evitar esta situação, há pois vários exercícios que se podem fazer para reduzir as causas do stress. De acordo com a comunidade de carreiras Love Mondays, existem 5 exercícios rápidos para reduzir o stress em 5 minutos. São eles:

1. Abraçar alguém. O médico Paul Zak defende que um simples abraço pode ter efeitos profundos na diminuição do stress. Como? Faz o organismo liberar ocitocina, uma substância que permite o relaxamento, a confiança e a compaixão. Aconselha-se, pois, uma dose diária de, pelo menos, oito abraços por dia.

2. Respirar fundo. Quando sentir que está tenso faça este exercício simples de respiração: Sente-se na cadeira ou no chão, com as costas direitas. Inspire contando até 4, prenda a respiração e conte até 7. Depois expire lentamente, contando até 8. Repita o exercício durante 5 minutos.

3. Apreciar o momento. Puxe ao seu pensamento algo positivo durante 5 minutos. Lembre-se da técnica de Mindfulness (que pode aprender a fazer aqui). Pense em algo que está a planear fazer, como, por exemplo, uma viagem, um aniversário, uma festa, uma saída com amigos. Ou então, tenha uma conversa descontraída com alguém sobre coisas boas da vida. Se optar por comer, saboreia e aprecie.

4. Escreva um desabafo. A escrita é uma ótima ferramenta de meditação. Colocando no papel todos os sentimentos negativos, esvazia a alma e, por consequência, descomprime o corpo. E isto, sem juízos de valor de ninguém. Além de que, quando escrito, um problema parece perder valor.

5. Programar o dia para ser positivo. Trabalhar sem parar durante as oito horas laborais, acreditando que esse é o foco para realizar mais tarefas, é errado. Segundo a revista Forbes, está provado que quando se tem um período de concentração intensa durante 90 minutos, seguido de um pequeno período de descanso, é possível reduzir o stress acumulado e até ter uma sensação de "rejuvenescimento". Daí, que a melhor forma de ser produtivo é fazer pequenos intervalos durante o dia: por exemplo, 5 minutos a cada uma hora e meia para respirar, dar uma volta ao edifício ou à rua, escrever, ver um vídeo de humor no YouTube (rir liberta endorfinas), fazer alongamentos... tudo o que a imaginação positiva permitir.

Partilhar esta notícia
Autor
Dinheiro Vivo
Referência
Love Mondays

Notícias Relacionadas