'Alimentos gordos' que só lhe fazem bem e os seus 12 benefíciosNotícias de Saúde

Quinta, 14 de Janeiro de 2016 | 57 Visualizações

Fonte de imagem: moodmagazine

Associar gordura a quilos extra é inevitável, mas sabia que algumas gorduras são saudáveis e essenciais para a saúde?

Tem uma alimentação saudável, pratica exercício físico e não tem problemas de sono, mas mesmo assim sente-se cansaço e adoentado? Então, o melhor é ‘atacar’ alguma gordura.

A gordura, diz o site Mind Body Green, é a rainha dos macronutrientes e fundamental para a mente, o corpo e o metabolismo. Contudo, há que saber escolher devidamente o tipo de gordura e saber a melhor forma de a aplicar na dieta.

As gorduras insaturadas – de origem vegetal – sãos as ditas ‘gorduras boas’ e as que devem ser usadas no dia-a-dia, com moderação, claro. Neste leque de gorduras enquadram-se o os óleos que se mantêm líquidos à temperatura ambiente, como azeite virgem extra, o óleo de linhaça, o óleo de soja, o óleo de amendoim, etc.

Mas existem ainda alguns ‘alimentos gordos’ que devem ser incluídos frequentemente na dieta (e que são ricos em gorduras insaturadas, as que fornecem melhores níveis de ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 e ainda de vitamina E). As nozes, as azeitonas, os chamados peixes gordos (como o salmão, a sardinha, anchova e a cavala, por exemplo) e ainda os abacates são os melhores exemplos de ‘alimentos gordos’ saudáveis. O site Natural Scoop Daily acrescenta ainda os ovos e oóleo de coco.

Se ainda está reticente na inclusão ‘despreocupada’ de gordura na alimentação, fique a conhecer os principais benefícios deste macronutriente:

1. Aumenta a sua energia

2. Impulsiona seu sistema imunológico

3. Reduz o risco de doenças cardíacas (ao contrário das gorduras saturadas, aquelas que, como a manteiga e margarina, se mantêm sólidas à temperatura ambiente)

4. Melhora a sua memória

5. Promove uma melhor digestão

6. Diminui o colesterol LDL (mau), enquanto aumenta o HDL (bom)

7. Acelera o metabolismo

8. Reduz o risco de inflamação

9. Reforça a visão

10. Rejuvenesce a pele

11. Reduz o apetite

12. Diminuiu a ‘necessidade’ por açúcar ou alimentos doces.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas