20% dos internamentos de crianças até 2 anos de idade devem-se a bronquioliteNotícias de Saúde

Sexta, 25 de Janeiro de 2019 | 9 Visualizações

Fonte de imagem: Ohmymag

A bronquiolite é responsável por dois em cada dez internamentos de crianças com menos de dois anos, revela um estudo divulgado pela agência Lusa.
 
“A taxa de hospitalização por bronquiolite aguda cresceu 1,6% por ano nas crianças com menos de dois anos, tendo a subida sido mais acentuada nos bebés com menos de três meses, atingindo os 3,8%”, refere a investigação.
 
Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) analisaram os registos de internamento das crianças menores de dois anos, tendo a informação sido recolhida em todos os hospitais públicos de Portugal continental, entre 2000 e 2015.
 
No total, foram registadas 80.491 admissões por bronquiolite aguda, neste período, numa média de 5.000 internamentos anuais. Os rapazes foram internados com maior frequência (59,7%) do que as raparigas (40,3%).
 
Segundo o estudo, os custos diretos totais referentes a esta patologia ascenderam a 72,4 milhões de euros, numa média anual de quatro milhões. Cada hospitalização custou, em média, 900 euros.
 
O norte e o centro são as regiões do país onde se registam as taxas de hospitalização mais elevadas enquanto que nas zonas sul são bastante mais baixas. 
 
Além do estatuto socioeconómico, as variações de temperatura podem explicar a discrepância entre as taxas de internamento por bronquiolite aguda registadas em diferentes latitudes, refere o estudo.
 
“São as regiões mais a norte que registam uma maior percentagem de casos. Isto pode estar associado a questões climatéricas que ditam que essas regiões vivam invernos mais severos, com quedas mais abruptas de temperatura”, afirma Alexandre Silva, primeiro autor do trabalho.
 
O vírus sincicial respiratório, um dos principais causadores de doenças respiratórias nas crianças, foi identificado como sendo a causa de 40% dos casos analisados.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados