20 conselhos para chegar aos 50 anos como se tivesse 30Notícias de Saúde

Sábado, 03 de Outubro de 2015 | 88 Visualizações

Fonte de imagem: fashionclick

1. Comprar um sítio a que chame seu. Embora se viva num mundo global, em que aos 30 anos se pense que a nossa casa é onde estão os nossos pés, quando se chega aos 50 é bom ter um sítio que possamos chamar de nosso, para voltar sempre que quisermos. 

2. Começar a poupar. Pode não servir para aqueles que pensam que o dinheiro foi feito para ser gasto e para nos dar prazer, sobretudo quando se tem 30 anos. No entanto, aos 50, se houver algum poupado, é muito útil e agradável.

3. Fortalecer relações familiares. Partindo da máxima de que não há famílias perfeitas, nem parentes sem defeitos, aconselha-se a ser benevolente, pois com o passar do tempo, diz quem sabe,a família acaba por ser das maiores riquezas que o ser humano pode ter. 

4. Cuidar dos amigos. Os amigos também são muito valiosos, pois é com eles que se pode rir, brincar, desfrutar a vida. A família também.

5. Acumular recordações e não coisas. Nós somos aquilo que vivemos, pelo que se vivermos bem, estaremos bem. Agora, podemos não estar melhor se tivermos muitas coisas, essas podem desvalorizar com o tempo.

6. Aprender a partilhar. Abraçar causas e ajudar quem precisa, mas com o coração, não esperando nada em troca, é o ideal. Esperar apenas bem-estar e satisfação.

7. Ser feliz com o que se tem. O mais natural é a pessoa querer mais. Não é errado ser ambicioso, mas viver em função dos bens materiais, da fama ou êxito pode não trazer felicidade. Algo importante para envelhecer bem.

8. Não adiar nada. O ato de procrastinar é muito comum quando se é jovem, mas há que evitá-lo. Pensa em comprar casa? Escrever um livro? Mudar de profissão? Abrir um negócio próprio? A resposta é: "vamos a isso, já", pois o tempo depois dos 30 passa mais rápido. 

9. Ser sempre curioso. Ao contrário do que se diz - que a curiosidade matou o gato -, ser curioso é sinónimo de vida, algo que alimenta o espírito da pessoa e de todos à sua volta.

10. Ler bons livros. O cérebro precisa de exercício e nada melhor de que um livro, 10 por ano, pelo menos, em vez de gastar tempo em frente do televisor, ou com jogos de vídeo.

11. Aprender a meditar. Há várias formas de o fazer, com ou sem ajuda. No final, os efeitos na forma de ser e estar na vida e no trabalho são impressionantes. 

12. Deixar de fumar. Além de ser caro, está provado que faz mal à saúde e acelera o envelhecimento.

13. Usar protetor solar. O sol já não é que era. Está mais forte e agressivo, pelo que muitos especialistas aconselham o uso de protetor solar, mesmo no inverno.

14. Começar a comer melhor. A fast food ainda leva algum tempo a fazer os seus efeitos, e quando faz é, habitualmente de forma expressiva, pelo que se aconselha a ter desde cedo uma alimentação equilibrada. Não custa assim tanto dinheiro.

15. Fazer exercício. A atividade física, que não precisa de ser em excesso, faz bem a tudo, além de permitir manter o peso quando se caminha na idade.

16. Dormir bem. Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer já dizia o ditado, que, entretanto a ciência tem vido a atualizar. É preciso dormir, em média, entre 7 e 8 por noite. Mais do que isso faz mal à saúde. Ler também.

17. Cuidar dos dentes. Maus dentes são a causa de muitas doenças, nomeadamente a nível ocular, além de que o seu tratamento poder ser lento e dispendioso.

18. Deixar de fazer comparações com outros. Pensar nos que os outros pensam de nós aos 30 anos pode ser importante, mas essa importância vai caindo ao longo do tempo. Porque não começar já?

19. Viajar muito. As viagens são uma forma de enriquecer a todos os níveis, responde a perguntas, inspiram. Para um colaborador do site de perguntas Quora "são uma ferramenta para nos sentirmos vivos de verdade". Ler também.

20. Ter um diário. Serve para registar as recordações mais valiosas, às quais se pode recorrer mais tarde. E se juntar foros então estas recordações ficam ainda mais vivas.

Partilhar esta notícia
Autor
Dinheiro Vivo
Referência

Notícias Relacionadas