12 razões para comer bananasNotícias de Saúde

Domingo, 03 de Agosto de 2014 | 194 Visualizações

( Imagem: Wikimedia Commons )

Rica em proteínas, carboidratos, vitamina A, fósforo, ferro, potássio, entre outros minerais e vitaminas, são muitas as razões para apostar na banana

A banana é uma autêntica fonte de energia contendo três açúcares naturais - sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra. Sendo a fruta número um de grande parte dos atletas, pesquisas comprovam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino intenso de 90 minutos. Para além destas características, a banana pode, também, ajudar na cura e prevenção de diversas doenças.

12 principais razões para comer banana:

Contra a depressão

De acordo com uma invetsigaçao recente, muitas das pessoas que sofrem de depressão sentem-se melhor depois de comerem uma banana. Isto deve-se ao facto de a banana conter um tipo de proteína - triptofano - que o corpo converte em serotonina, que permite que a pessoa relaxe, se sinta mais feliz e de bom humor.

Contra a anemia

Ao serem ricas em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue ajudando nos casos de anemia.

Contra a hipertensão

Extremamente rica em potássio, mas pobre em sódio, a banana torna-se perfeita para combater a hipertensão

Poder cerebral

Uma pesquisa desenvolvida em 200 estudantes, de uma escola em Twickenham, mostrou que as frutas com elevado teor de potássio  podem ajudar na aprendizagem, tornando os alunos mais atentos e elevando a sua capacidade mental.

Contra a prisão de ventre

Com um elevado teor de fibra, incluir bananas na sua dieta pode ajudá-lo a normalizar as funções intestinais, sem ter de recorrer a laxantes.

Contra a azia

Se sofre de azia regularmente, experimente comer uma banana, já que esta tem um efeito antiácido natural no organismo.

Contra os enjoos matinal

Para evitar as náuseas, nada melhor que uma banana entre as refeições. Ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, o que evita as náuseas.

Nas picadas de mosquito

Quando é picado por um mosquito experimente esfregar a área afetada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas têm resultados excelentes na redução do inchaço e da irritação.

Na  ressacas

Uma forma rápida de curar uma ressaca é fazer um batido de banana com leite e mel. Enquanto o leite acalma e hidrata o seu sistema, a banana acalma o estomago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar.

Para acalmar

Ao serem ricas em vitamina B, as bananas ajudam a acalmar o sistema nervoso. Vários estudos chegaram à conclusão que grande parte das pessoas obesas observadas tralhava sob pressão. Para evitar a ansiedade por comida, é necessário controlarem-se os níveis de açúcar no sangue. Isto pode ser feito através de ingestão de alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas.

Com úlceras

A banana neutraliza a acidez e reduz a irritação protegendo as paredes do estomago.

No controlo da temperatura

Aos olhos de muitas culturas a banana é vista como uma fruta "refrescante" que pode reduzir tanto a temperatura física, como emocional, das mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebés nascerem com temperaturas baixas.

Partilhar esta notícia
Autor
Visão
Referência
Comunicado

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados