11 razões para parar de fumarNotícias de Saúde

Sexta, 03 de Junho de 2016 | 46 Visualizações

Fonte de imagem: Pixabay

A Organização das Nações Unidas escolheu o dia 31 de maio para mobilizar os cidadãos de todo o mundo para o combate ao consumo de tabaco e fez dele o Dia Mundial Sem Tabaco. As consequências de fumar para as mulheres são várias e específicas, incluindo infertilidade e perda de densidade óssea, entre outros. Veja a nossa galeria para saber como o tabaco a pode afetar.

Estudos indicam que as mulheres, quando comparadas com os homens, tendem a sofrer em menor escala de neoplasias relacionadas com o tabaco, já que se verifica uma menor incidência de cancro, mas nas dificuldades respiratórias e cardíacas as mulheres parecem ser mais afetadas pelo consumo de tabaco do que eles.

Os dados da Organização Mundial de Saúde para ambos os sexos são assustadores:

  • Há mais de mil milhões de fumadores no mundo;
  • 80% dos mais de mil milhões de fumadores em todo o mundo vivem em países com economias em desenvolvimento;
  • O tabaco mata metade dos fumadores;
  • A cada ano morrem 6 milhões as pessoas como resultado do consumo de tabaco

Mas também há boas notícias: cada vez há mais técnicas e tecnologias para deixar de fumar. A Softlaser, por exemplo, é uma tecnologia que faz parte do Serviço Nacional de Saúde da Holanda e que entrou em Portugal pela mão da Facilitas e está agora também disponível nas lojas Well’s. Segundo informação da marca, bastam 90 minutos de terapia para na maioria dos casos os clientes deixarem imediatamente de fumar.

A tecnologia utilizada tem fundamentos na acupuntura, identificando os pontos específicos que espoletam o desejo de fumar, a ansiedade e o nervosismo, mas a sua bioestimulação, em vez de agulhas, usa um softlaser, num procedimento absolutamente indolor.

Marta Andrade, terapeuta de cessação tabágica e responsável pela Facilitas Healthcare explica como funciona o procedimento:

A terapeuta acrescenta ainda que um dos fatores mais importantes para o sucesso deste programa é que durante o período de 1 ano, os clientes podem regressar à consulta sem custos adicionais. O valor de base é 189€, mas o cartão do Continente dá desconto de 20%.

Apesar de parecer fácil deixar, o melhor é mesmo não começar a fumar. Cada caso é um caso e nunca sabemos se vamos fazer parte dos 10% que não conseguem parar.

Estudo - 11 razões para parar de fumar

Partilhar esta notícia
Autor
delas
Referência
carlamacedo

Notícias Relacionadas