10 coisas que pode fazer com limão e que não são de comer nem beberNotícias de Saúde

Quinta, 19 de Junho de 2014 | 263 Visualizações

Porque quando a vida nos dá limões... há muito mais a fazer do que limonada

 

Limpar gorduras 

Para limpar mais eficazmente superfícies engorduradas, como o fogão e bancada/parede nas imediações, experimente passar metades de limão ou, então, juntar sal a sumo de limão e aplicar nas áreas afetadas. Depois, é só secar com um pano (mas cuidado com mármores ou qualquer outra superfície sensível a ácidos). 

Limpar o microondas 

Este é talvez o truque mais conhecido: junte cascas de limão a um recipiciente próprio para microondas com água fria pela metade e deixe aquecer cinco minutos na potência máxima para ferver a água e permitir a condensação do vapor no interior de todo o aparelho. Retire, em seguide, o recipiente com muito cuidado e limpe com um pano.

Limpar tábuas de cozinha

Graças ao seu pH baixo, o limão tem propriedades antibacterianas que o tornam uma boa escolha para desinfetar as tábuas usadas para cortar alimentos. Depois de devidamente limpa, esfregue a superfície com meio limão, deixe atuar durante uns segundos e depois passe por água.

Aclarar manchas de idade 

Basta um pequeno pedaço de limão na área afetada, durante uma hora.

Suavizar cotovelos secos 

Salpique metade de um limão com bicarbornato de sódio. Depois, enfie o cotovelo no limão e rode-o como se estivesse a espremê-lo. Mantenha esta operação durante, pelo menos, 10 minutos, antes de enxaguar e secar.

Como tónico 

Passadas ao de leve no rosto, evitando, claro, a zona dos olhos, as cascas de limão funcionam como um tónico refrescante.

Como esfoliante  

Misture meia chávena de açúcar com cascas de limão cortadas finamente e azeite suficiente para formar uma pasta. No banho, massage o corpo com a mistura que obteve.

Polir cromados e cobres

Um limão cortado ao meio e mergulhado em sal ou fermento em pó pode ser usado para polir objetos de cobre, latão ou aço inoxidável.

Manter insetos à distância 

Muitos insetos detestam o ácido do limão. Porde cortar as cascas e colocá-las estrategicamente junto a janelas, frestas ou outras possíveis entradas na sua casa para formigas e companhia.

Fazer um humidificador aromático 

Para humidificar o ar, por exemplo, no inverno, quando o ar ficar mais seco devido ao uso de aquecedores, coloce cascas de limão num recipiente com água e deixe ferver ao lume.

 

Partilhar esta notícia
Referência