Cancro digestivo mata um português por hora

Quinta, 17 de Janeiro de 2019 | 10 Visualizações

O cancro digestivo mata uma pessoa por hora em Portugal, uma doença que tem vindo a aumentar nos últimos anos, representando um “grave problema” de saúde pública, alertou hoje a Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia (SPG).

saber mais

Um feito inédito: cientistas criam em laboratório vasos sanguíneos humanos funcionais

Quinta, 17 de Janeiro de 2019 | 10 Visualizações

Cientistas criaram em laboratório vasos sanguíneos humanos funcionais, um feito inédito que pode ajudar no estudo e tratamento de doenças como a diabetes.

saber mais

Efetuado primeiro implante de endoprótese expansível por balão em Portugal

Quinta, 17 de Janeiro de 2019 | 7 Visualizações

Uma equipa médica do Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães, “realizou o primeiro implante de endoprótese expansível por balão em Portugal”, tratando "com sucesso" um aneurisma complexo aorto-ilíaco, anunciou aquela unidade hospitalar.

saber mais

Suplementação de vitamina D sem benefícios a partir dos 70 anos

Quinta, 17 de Janeiro de 2019 | 7 Visualizações

As pessoas com mais de 70 anos que tomam suplementos de vitamina D com o intuito de fortalecer os ossos e reduzir o risco de queda poderão beneficiar minimamente ou nada com os mesmos, sugere um estudo.

saber mais

Potenciais perigos da naltrexona são inexistentes

Quinta, 17 de Janeiro de 2019 | 5 Visualizações

Um novo estudo revelou que os receios atuais sobre os potenciais efeitos adversos do fármaco naltrexona, usado no tratamento da dependência de bebidas alcoólicas e outras dependências, são infundados.

saber mais

Novo método de prognosticar risco de cancro da mama em ensaio

Quinta, 17 de Janeiro de 2019 | 5 Visualizações

Uma equipa de investigadores desenvolveu o método mais completo, até à data, de prognosticar o risco de uma mulher vir a desenvolver cancro da mama.

saber mais

Investigadores da UAlg identificam mutações genéticas ligadas ao cancro da bexiga

Quarta, 16 de Janeiro de 2019 | 2 Visualizações

A descoberta, levado a cabo por Investigadores do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve (UAlg), pode contribuir para o diagnóstico e tratamento do cancro da bexiga, o quinto mais frequente na Europa.

saber mais

Dormir menos de seis horas aumenta risco de AVC e paragem cardíaca

Quarta, 16 de Janeiro de 2019 | 15 Visualizações

Estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores espanhóis revela que a qualidade do sono é um fator de risco para a saúde cardiovascular. Dormir mais de 8 horas também pode ser prejudicial, especialmente nas mulheres.

saber mais

Um quarto dos trabalhadores chamados a junta médica considerados aptos a trabalhar

Quarta, 16 de Janeiro de 2019 | 12 Visualizações

Cerca de um quarto dos trabalhadores que estão de baixa por doença e que são chamados a juntas médicas são considerados aptos a trabalhar, disse o ministro do Trabalho, considerando que o valor “tem-se mantido estável”.

saber mais

Alimentação baseada em plantas beneficia os atletas

Quarta, 16 de Janeiro de 2019 | 5 Visualizações

Um novo estudo demonstrou que a adoção de uma dieta baseada em plantas beneficia a saúde cardíaca e o desempenho e recuperação dos atletas.

saber mais