A síndroma do ovário poliquístico (síndroma de Stein-Leventhal) é uma doença na qual os ovários aumentam de tamanho e contêm várias bolsas cheias de líquido (quistos). Estão também elevados os níveis de hormonas masculinas (androgénios), ao ponto de, em certos casos, surgirem características masculinas.
Nesta síndroma, a glândula hipófise segrega uma grande quantidade de hormona luteinizante que aumenta a produção de androgénios e, em consequência, a mulher por vezes desenvolve acne e aumento de pêlo (hirsutismo). Se não se tratar este problema, alguns dos androgénios convertem-se em estrogénios e os valores destes últimos, cronicamente altos, podem aumentar o risco de cancro do revestimento interno do útero (cancro do endométrio).
Sintomas e diagnóstico
Os sintomas aparecem tipicamente durante a puberdade, tenha ou não aparecido antes a menstruação. Entre estes sintomas destacam-se a obesidade e o aumento do pêlo do corpo (hirsutismo), que confere à mulher um aspecto varonil, especialmente aquele que se desenvolve no peito e na cara. Em contraposição a isto, outras vezes pode produzir-se uma hemorragia vaginal irregular e abundante, sem que o peso e o pêlo corporal aumentem.
Geralmente o diagnóstico é feito a partir dos sintomas. Medem-se os valores da hormona luteinizante e das hormonas masculinas no sangue e, além disso, faz-se uma ecografia para visualizar os ovários. Existem vários procedimentos que permitem saber se as hormonas masculinas são produzidas por um tumor.
Ovário poliquístico Os ovários poliquísticos são, geralmente, de tamanho maior do que os normais |