Queratose pilosaDoenças da Pele

Atualizado em: Quinta, 09 de Julho de 2015 | 592 Visualizações

A queratose pilosa é uma doença frequente em que as células mortas se soltam da camada superficial da pele e formam rolhões que obstruem os orifícios dos folículos pilosos.

Os rolhões provocam o aparecimento de pequenas pápulas pontiagudas, que costumam localizar-se na parte superior dos braços, nas coxas e nas nádegas. A cara também pode ser afectada, especialmente nas crianças. As pessoas afectadas de queratose pilosa costumam sofrer estas erupções nos meses frios e as pápulas tendem a desaparecer por si só no Verão.

A causa é desconhecida, embora a queratose pilosa costume afectar famílias inteiras, pelo que é provável que a hereditariedade tenha um papel importante. Regra geral, as pápulas só causam problemas estéticos..

A queratose pilosa tende a desaparecer por si só. A gelatina de petróleo misturada tanto com água como com creme frio ou ácido salicílico pode ajudar a aplanar as saliências. Também podem ser utilizadas preparações mais fortes de ácido salicílico ou de creme de tretinoína.

Partilhar este artigo
Referência

Notícias Relacionadas