PuberdadeSaúde do Adolescente

Atualizado em: Quinta, 09 de Julho de 2015 | 133 Visualizações

No momento do nascimento, os níveis de hormona luteinizante e foliculoestimulante são elevados, mas baixam em poucos meses e mantêm-se baixos até à puberdade. No início da puberdade, estes níveis hormonais aumentam e estimulam a produção de hormonas sexuais. Nas raparigas, as concentrações elevadas estimulam a maturação das mamas, dos ovários, do útero e da vagina. Inicia-se a menstruação e aparecem as características sexuais secundárias (como o pêlo púbico e das axilas). Nos adolescentes rapazes, a maturação afecta os testículos, a próstata, as vesículas seminais e o pénis e também crescem os pêlos facial, púbico e das axilas. Normalmente, estas alterações ocorrem de forma sequencial durante a puberdade, até alcançar a maturidade sexual. 

Nas raparigas, a primeira alteração da puberdade é, com frequência, o aumento de tamanho das mamas (começam a desenvolver-se), seguido de imediato pelo crescimento do pêlo púbico e das axilas. O intervalo entre o crescimento mamário e a primeira menstruação é de cerca de 2 anos. A forma do corpo das raparigas muda e aumenta a sua gordura corporal. O crescimento que acompanha a puberdade começa, inclusivamente, antes de as mamas começarem a desenvolver-se. É mais rápido no início da puberdade, antes de aparecer a menstruação. A seguir torna-se mais lento e, em geral, pára entre os 14 e os 16 anos. Os rapazes, pelo contrário, crescem com maior rapidez entre os 13 e os 17 anos e podem continuar a crescer até depois dos 20 anos.

A idade em que a puberdade começa parece ser influenciada pelo estado de saúde geral e pela nutrição, bem como por factores socioeconómicos e hereditários. Na Europa Ocidental, a idade média em que aparece a primeira menstruação baixou 4 meses em cada década, entre 1850 e 1950, mas não se verificou nenhuma descida nas últimas quatro décadas. A obesidade moderada é associada a um início da menstruação mais precoce, enquanto se verifica um atraso em raparigas com uma magreza extrema ou desnutridas. A menarca também começa antes entre as raparigas que vivem em zonas urbanas e entre aquelas cujas mães começaram a ser menstruadas cedo.

Partilhar este artigo
Referência

Notícias Relacionadas