OnicomicoseOssos, Articulações e Músculos

Atualizado em: Segunda, 18 de Maio de 2015 | 944 Visualizações

A onicomicose é uma infecção das unhas por fungos.  

O fungo pode ser transmitido quando se caminha descalço em lugares públicos ou, com mais frequência, é parte da infecção do pé de atleta. (As infecções ligeiras provocam poucos ou nenhum sintoma; em muitas infecções graves, as unhas tornam-se esbranquiçadas, grossas e desprendem-se da base. Habitualmente, acumulam-se detritos da unha infectada sob o bordo livre.  

O médico, em geral, confirma o diagnóstico depois do exame ao microscópio de uma amostra do detrito da unha e da cultura correspondente que determina qual é o fungo que causa a infecção.  

As infecções por fungos são difíceis de curar, pelo que o tratamento é feito em função da gravidade ou incómodo dos sintomas. Deve-se procurar que as unhas estejam bem cortadas para minimizar as queixas. Os medicamentos contra os fungos, administrados por via oral, podem melhorar o processo e, por vezes, curá-lo completamente. Com frequência, a infecção reaparece quando se interrompem os medicamentos.  

Em geral, não é eficaz tratar a unha infectada apenas com a aplicação directa de antimicóticos, excepto no caso de uma infecção superficial por fungos.  

Partilhar este artigo
Referência