Nevralgia tibial posteriorOssos, Articulações e Músculos

Atualizado em: Segunda, 18 de Maio de 2015 | 1279 Visualizações

A nevralgia tibial posterior é a dor no tornozelo, pé e dedos do pé, causada pela compressão ou lesão do nervo que chega ao calcanhar e à planta do pé (nervo tibial posterior).  

Este nervo percorre a face posterior da barriga da perna, atravessa um canal ósseo perto do calcanhar e chega até à planta do pé. Quando os tecidos circundantes deste nervo ficam inflamados, podem comprimi-lo, causando a dor.  

A dor, o sintoma mais frequente desta afecção, apresenta-se como um ardor ou um formigueiro. Pode aparecer quando a pessoa está de pé, a andar, ou quando usa um tipo particular de calçado. A dor, habitualmente localizada à volta do tornozelo e espalhada aos dedos do pé, piora ao andar e atenua-se com o repouso. Algumas vezes, a dor também aparece durante o repouso.

Para diagnosticar esta afecção, o médico move o pé durante o exame físico. Por exemplo, dá pancadas suaves na zona que estiver lesada ou comprimida, o que com frequência causa um formigueiro que pode estender-se ao calcanhar, ao arco do pé, ou aos dedos. Podem ser necessários exames adicionais para determinar a causa da lesão, especialmente se estiver a ser considerada uma intervenção cirúrgica no pé.  

As injecções de uma mistura de corticosteróides e anestésicos locais na zona podem aliviar a dor. Outros tratamentos consistem em ligar o pé e colocar dispositivos especialmente desenhados no calçado para reduzir a pressão sobre o nervo. Quando os outros tratamentos não aliviam a dor, a cirurgia pode ser necessária para aliviar a pressão no nervo.  

Partilhar este artigo
Referência