MelPeso e Nutrição

Atualizado em: Segunda, 18 de Maio de 2015 | 184 Visualizações

Fonte de imagem: Maxisciences

O açúcar da colmeia tem muito mais do que calorias na sua composição. Além de ter um menor impacto nos níveis de açúcar no sangue do que o açúcar de mesa, por ter maltose, frutose e glucose no lugar de apenas estes dois últimos, fornece-te também mais de 180 substâncias, sendo que diversas têm um papel activo nas tuas defesas imunitárias. Fornece vitaminas, minerais e oligoelementos mas também diversos antioxidantes, estimulantes imunitários, antibióticos naturais, substâncias antivirais e muitos outros compostos variáveis de acordo com o pólen das flores que lhe deram origem.

Para aproveitares essa riqueza, deves preferir um mel pouco processado, geralmente as variantes comerciais são mais suaves e homogéneas mas o melhor produto é o que tem um aspecto mais cristalizado e é mais duro. Embora tenha um sabor muito apelativo e agradável, o mel é menos doce do que o açúcar de mesa o que te pode obrigar a colocares uma maior quantidade para conferires o sabor pretendido.

Nesse sentido, primeiro do que tudo deves educar o teu paladar para não teres de adoçar as bebidas e alimentos, podendo utilizar o mel em quantidades moderadas e isoladamente. Inclui 1 a 2 colheres de sopa de mel por dia, por exemplo no pão ou num iogurte natural, para aproveitares todos os benefícios sem exagerares na quantidade.

Partilhar este artigo
Referência

Notícias Relacionadas