IogurtePeso e Nutrição

Atualizado em: Terça, 16 de Setembro de 2014 | 174 Visualizações

Um verdadeiro alimento vivo, o iogurte resulta da fermentação do leite pelas bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus. O valor nutricional assemelha-se e muito ao do leite mas com algumas vantagens, nomeadamente na digestibilidade e na biodisponibilidade do cálcio. Por ser fermentado, o iogurte tem teores de lactose vestigiais, o que facilita bastante a sua digestão quando comparado com o leite. Além disso, porque é um alimento ácido, o cálcio está igualmente em condições ainda mais favoráveis para ser absorvido.

O iogurte tem por natureza um papel probiótico, a presença de microorganismos vivos reforça a barreira imunitária presente no intestino melhorando as tuas defesas imunitárias e a capacidade de resistires a doenças. Além disso, melhora a função intestinal e digestiva, mesmo num indivíduo normal com queixas pontuais de indigestão quando bebe leite, o iogurte demonstrou melhorar a tolerância à lactose a longo prazo.

Como escolher?

Deves preferir sempre iogurtes sem açúcar adicionado, ou seja, sem a menção “açucarado”, ainda assim verifica se consta açúcar na lista de ingredientes. Em caso de dúvida compra naturais e adiciona fruta ou flocos a teu gosto, sendo naturais e não açucarados não tens de obrigatoriamente comprar 0%. Evita tomar sempre iogurtes com bifidus, se sofres com a prisão de ventre intervala iogurtes normais com bifidus e combina com cereais ricos em fibra para teres o teu próprio simbiótico, ou até ameixas secas.

Partilhar este artigo
Referência

Notícias Relacionadas