Glicosúria renalSistema Urinário

Atualizado em: Quarta, 09 de Setembro de 2015 | 779 Visualizações

Fonte de imagem: tuasaude

A glicosúria renal (glicosúria) é um processo em que a glicose (açúcar) se excreta pela urina, apesar de as concentrações de glicose no sangue serem normais ou baixas.

Os rins actuam como o filtro do sangue. Quando o sangue se filtra através dos rins, a glicose é eliminada juntamente com muitas outras substâncias. O líquido filtrado passa através da rede de tubos do rim, onde as substâncias que são necessárias, como a glicose, se reabsorvem e voltam à circulação sanguínea, enquanto as substâncias indesejáveis se excretam pela urina. Na maioria dos humanos saudáveis, a glicose é reabsorvida completamente e passa de novo para o sangue.

Normalmente, o organismo excreta glicose pela urina apenas quando há demasiada quantidade no sangue. Na glicosúria renal, pode-se excretar glicose pela urina apesar de a sua concentração no sangue ser normal. Isto deve-se ao mau funcionamento dos tubos renais. A glicosúria pode ser uma situação herdada.

A glicosúria não tem sintomas ou efeitos graves. O médico efectua o diagnóstico quando se detecta a presença de glicose na urina numa análise de urina de rotina, mesmo quando os valores no sangue são normais. Não é preciso qualquer tratamento, embora ocasionalmente uma pessoa com glicosúria possa desenvolver diabetes.

Partilhar este artigo
Referência

Notícias Relacionadas