CinetoseSaúde do Viajante

Atualizado em: Segunda, 18 de Maio de 2015 | 205 Visualizações

cinetose, enjoo de viagem ou de movimento é o nome dado à combinação de sintomas causados pelas viagens de avião, barco, carro ou autocarro. Os sintomas da cinetose incluem tonturas, náuseas e mal-estar e podem causar muito desconforto. Pode por vezes ser evitado ao usar técnicas de distracção, especialmente em crianças. Contudo, algumas pessoas podem necessitar de medicamentos para prevenir a ocorrência de sintomas.

Existem diferentes tipos de medicamentos para o enjoo de viagem, pelo que o aconselhamento médico é importante para avaliar qual o tratamento mais adequado a cada paciente de acordo com o seu estado de saúde geral.

Os medicamentos para a cinetose devem ser tomados antes dos sintomas começarem, uma vez que a digestão pode ser alterada pelo enjoo de viagem e tornar o tratamento menos eficaz. Existem dois tipos de medicamentos que pode usar para tratar os sintomas do enjoo. A hioscina é um medicamento para o enjoo que se apresenta em adesivos (conhecidos como Scopoderm) ou comprimidos (como o Kwells), para que possa tomar o medicamento da forma mais cómoda possível.

A prometazina é um anti-histamínico por vezes usado no tratamento da cinetose. Está apenas disponível na forma de comprimidos (conhecidos como Avomine) e é considerado como um calmante, apesar de não actuar como sedativo, pelo que é preferido por muitos pacientes.

Quando alguém se começa a sentir enjoado, é normal experienciar dor no abdómen, suores frios, tonturas, náusea e mal estar. Estes sintomas ocorrem frequentemente quando sente enjoos em viagens de barco ou de carro e podem estar presentes também em viagens de avião, autocarro ou até de comboio.

Algumas pessoas também experienciam outros sintomas de enjoo que incluem dores de cabeça, sonolência e dificuldade em respirar.
 

enjoo de viagem ou de movimento ocorre quando existe uma disparidade entre a percepção da visão sobre a posição do corpo e a percepção do ouvido interno (que controla o equilíbrio). Por exemplo, se está num carro em movimento, os seus olhos irão transmitir ao cérebro que está em movimento, enquanto que os seus ouvidos percepcionam que está parado.

O enjoo de viagem pode também por vezes ser causado por cheiros, como o cheiro a gasolina ou pela ansiedade da viagem. É mais comum em crianças, melhorando com a idade, mas alguns adultos também pode sofrer desta condição, particularmente em certas circunstâncias como numa viagem de barco atribulada ou pela condução em estradas longas, com várias curvas.

Em crianças e adultos com enjoo de viagem ligeiro, este pode ser por vezes evitado com técnicas como ouvir música, focar-se num ponto em particular, evitar a leitura durante a viagem ou por comer pequenas refeições antes da viagem.

Se continuar a sofrer de cinetose, existem medicamentos que pode tomar para evitar os sintomas. Para além dos medicamentos, o gengibre é frequentemente usado como remédio para outros tipos de náusea e vómitos, como o enjoo matinal, sendo que algumas pessoas relatam benefícios ao usarem o gengibre para tratar a cinetose. As bandas de acupressão também podem ajudar a evitar o enjoo.

Partilhar este artigo
Referência