Artrite psoriáticaOssos, Articulações e Músculos

Atualizado em: Segunda, 18 de Maio de 2015 | 2754 Visualizações

A artrite psoriática é uma forma de artrite que se verifica em pessoas que têm psoríase da pele ou das unhas.  

A artrite psoriática parece-se com a reumatóide, mas não possui os anticorpos característicos desta.

O prognóstico da artrite psoriática é em geral melhor que o da artrite reumatóide, porque são menos as articulações afectadas. Não obstante, as articulações podem ficar gravemente afectadas.

O tratamento está orientado para o controlo da erupção cutânea e para o alívio da inflamação articular. Vários medicamentos que são eficazes no tratamento da artrite reumatóide também são administrados para tratar a artrite psoriática, como os compostos de ouro, o metotrexato, a ciclosporina e a sulfasalazina. O etretinato costuma ser eficaz em casos graves, embora as mulheres não devam ficar grávidas enquanto o estiverem a tomar nem durante pelo menos um ano após a interrupção do tratamento, já que permanece durante muito tempo no organismo e os seus efeitos secundários são perigosos: pode causar defeitos congénitos. A combinação do metoxaleno por via oral e o tratamento com raios ultravioleta (PUVA) é eficaz para aliviar os sintomas cutâneos e a maioria das inflamações articulares, mas não para a inflamação da coluna vertebral.

A psoríase (uma doença da pele que causa surtos de erupções cutâneas avermelhadas e escamosas, espessamento das unhas e ponteado ungular) pode preceder ou seguir-se à inflamação articular. A artrite afecta habitualmente as articulações dos dedos da mão e do pé, embora também possa afectar outras articulações, inclusive as ancas e a coluna vertebral. As articulações podem inchar e deformar-se quando a inflamação é crónica. Os sintomas articulares e cutâneos podem aparecer e desaparecer conjuntamente.

O diagnóstico estabelece-se identificando a artrite característica numa pessoa que sofre de psoríase ou tem antecedentes familiares de psoríase.

Partilhar este artigo
Referência

Notícias Relacionadas