A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando-se em baixo peso corporal).
É uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.
O diagnóstico de anorexia repousa sobre alguns critérios essenciais: Perda de peso acentuada, superior a 15% do peso inicial Aparecimento da patologia antes dos 25 anos de idade Uma distorção implacável do comportamento alimentar.
A ausência de qualquer outra patologia orgânica ou psiquiátrica.
Um medo terrível de ganhar peso e de se tornar obeso Ainda segundo alguns investigadores é também importante juntar a estes critérios anteriores, a existência de, pelo menos, dois dos seguintes sinais:
- Amenorreia Lanugo Bradicardia (menos de 60 batimentos por minuto)
- Hipotermia Hiperactividade física Vómitos Episódios bulímicos (em cerca de 1/3 dos casos).
Infelizmente, o diagnóstico continua, em muitos casos, a ser estabelecido em presença de perdas de peso consideráveis, os primeiros sintomas passando despercebidos ou sendo até banalizados não só pelos doentes mas também pela família e pelos que os rodeiam.
A bulimia é uma desordem severa caracterizada por episódios de consumo desenfreado de comida e vómito provocado, associado com perda de controlo sobre a ingestão de alimentos e com uma preocupação enorme com a imagem corporal e o peso. Esta desordem acontece essencialmente em jovens do sexo feminino.
Formas atenuadas deste tipo de comportamento podem acontecer em mulheres de peso normal.