Amenorreia PrimáriaSaúde Feminina

Atualizado em: Segunda, 19 de Outubro de 2015 | 97 Visualizações

Quando a primeira menstruação tarda em aparecer

A amenorreia consiste na ausência de menstruação. É normal antes da puberdade, durante a gravidez e depois da menopausa, mas pode ser considerada patológica quando se verifica noutras fases da vida em que é suposto a mulher menstruar.

A amenorreia primária consiste no surgimento tardio do primeiro ciclo menstrual (menarca).


Causas

O problema pode ser originado pela existência de malformações congénitas do aparelho genital mas, o mais comum, é estar relacionado com uma deficiência na produção das hormonas femininas.

Entre os problemas hormonais destacam-se as insuficiências de secreção das hormonas hipotalâmicas e hipofisárias.Todavia, esta insuficiência pode igualmente ser provocada por factores psicológicos, anorexia, obesidade ou treino desportivo excessivo.

Evite situações extremas a nível da alimentação (obesidade ou magreza extrema) e da actividade física (exercício intenso).

Faz-se um exame físico, estuda-se a história clínica da paciente e fazem-se análises clínicas ao sangue para determinar os níveis hormonais

 

Quando a ausência de menstruação (durante, pelo menos, três ciclos seguidos) ocorre em mulheres que já tenham tido ciclos regulares e estejam em idade fértil é considerada amenorreia secundária.

O problema reside, normalmente, nos ovários, devido a quistos ou tumores que alteram a produção das hormonas sexuais femininas que controlam o ciclo menstrual.

Problemas neurológicos, endócrinos ou a toma de determinados medicamentos também podem ser determinantes.

O tratamento é determinado consoante as possíveis causas de amenorreia. Por vezes, consiste em tratamento hormonal, noutros casos requer cirurgia. Existem casos em que é necessário proceder a psicoterapia e outros em que basta corrigir uma eventual desnutrição ou modificar o estilo de vida da paciente

 

O aparecimento da menarca (a primeira menstruação) deve acontecer sensivelmente entre os 11 e os 12 anos de idade ou um ou dois anos após as primeiras modificações mamárias características do início da puberdade.

Considera-se que uma jovem tem uma amenorreia primária quando ainda não teve qualquer menstruação até aos 16 anos.

Partilhar este artigo
Referência
Prevenir