AmalakiPeso e Nutrição

Atualizado em: Domingo, 20 de Setembro de 2015 | 219 Visualizações

Ajuda a tratar a ansiedade e o stress, melhorando a qualidade do sono

Esta planta cresce espontaneamente em Portugal. É também denominada lavanda, uma designação que deriva do latim lavare, por ter sido sempre muito utilizada em lavagens do corpo.

Os constituintes do seu óleo essencial, linalol e acetato de linalilo, têm propriedades antibióticas, sedativas e neurotónicas. A inalação dos seus óleos essenciais melhoraram a capacidade cognitiva e o humor em 144 adultos (Int. J. Neuroscience, 2003). 

Outras propriedades

Estimulante respiratório, a alfazema pode ser utilizada em aerossol em bronquites. Ajuda a tratar cefaleias e facilita a digestão, especialmente se estes problemas se agravam com o stress ou ansiedade. Em banhos, é um regenerador e calmante da pele.

Por ter uma ação ligeiramente laxativa, reduza a dose ou pare caso tenha tendência a diarreias e estas apareçam quando iniciar o tratamento

Num estudo realizado em 2001, no Instituto de Ciências Médicas de Nova Dehli, a administração de 15 g diários de Chyawanprash demonstrou reduzir a glicémia pós-prandial e os níveis de colesterol, de uma forma mais eficaz que 500 mg de vitamina C.

Num artigo publicado no British Journal of Cancer, em 1997, os ratos sujeitos a tóxicos indutores de cancro que tomaram amalaki apresentaram menos alterações genéticas cancerígenas que os ratos que não tomaram nada.

- Tratamento da obstipação
Adicione uma colher do pó ou da geleia de amalaki com uma colher de sopa de gel de aloé vera. Tome uma colher da mistura ao jantar e outra ao acordar.

- Prevenção da gripe
Misture ½ colher de Chyawanprash, duas vezes ao dia, juntamente com um chá de sabugueiro (uma colher de sopa por chávena). Misture enquanto o chá está quente e beba-o ligeiramente doce.

Partilhar este artigo
Referência
Prevenir

Notícias Relacionadas