16 - 20 SemanasSaúde na Infância - Criança & Bebé

Atualizado em: Segunda, 18 de Maio de 2015 | 1222 Visualizações

A secreção vaginal aumenta e fica mais ácida, criando um ambiente propício a fungos e infecções urinárias. Sintomas como ardor ao urinar e prurido urogenital devem ser transmitidos ao médico.

As alterações no metabolismo fazem surgir os chamados desejos de grávida, pela própria carência de determinadas substâncias no organismo. Nalguns casos, podem estar ligados a factores emocionais, quando a mulher procura uma compensação na comida.

A pele e os cabelos ficam diferentes: demasiado secos ou oleosos demais. O problema resolve-se comprando produtos específicos, de preferência à base de compostos naturais. 

A respiração torna-se mais profunda e o ritmo cardíaco acelera.

Algumas mulheres grávidas ficam com um ligeiro inchaço nos braços e nos tornozelos devido a uma maior retenção de líquidos. Também é possível que os pelos se tornem mais abundantes. 

Podem surgir gases, em virtude da prisão de ventre e ainda aumentos repentinos de temperatura (com suor). 

Chega um dos momentos mais esperados: o primeiro pontapé do bebé. Costuma notar-se por volta da 20ª semana de gravidez, ainda que as mulheres que já tiveram filhos possam perceber os movimentos fetais uns 15 dias antes.

Partilhar este artigo
Autor
Milupa
Referência

Notícias Relacionadas