ECG

Um electrocardiograma (ECG) é um processo indolor que regista a actividade eléctrica do coração. São colocados pequenos eléctrodos de metal nos punhos, nos tornozelos e no peito, sendo os sinais eléctricos transmitidos a partir desses eléctrodos, através de fios condutores, até à máquina de ECG, que, por sua vez, os transforma em padrões ou ondas. Diferentes ondas representam diferentes áreas do seu coração através do qual fluem correntes eléctricas que estimulam os músculos do coração para se contraírem e relaxarem. A onda P representa a corrente nas câmaras superiores do coração (as aurículas), o complexo QRS representa a corrente nas câmaras inferiores do coração (os ventrículos) e a onda T representa o breve “período de descanso” do coração, quando ele se recarrega electricamente (repolariza) entre os batimentos cardíacos.

As ondas do ECG são registadas em papel à medida que se movem na máquina de ECG, revelando a frequência e o ritmo cardíacos. O aspecto dos padrões das ondas pode proporcionar indícios importantes sobre uma lesão do músculo cardíaco ou uma irritação da membrana que envolve o coração (denominada pericárdio).

Um ECG pode ser utilizado para avaliar alguém com uma dor no peito, com um ataque cardíaco em curso ou com suspeita de doença coronária ou arritmia cardíaca. Este exame pode igualmente ajudar a diagnosticar uma inflamação da membrana que envolve o coração (pericardite), um coágulo de sangue a bloquear o fluxo de sangue num pulmão (tromboembolismo pulmonar), níveis sanguíneos anormais de potássio ou de cálcio ou doses excessivas de determinados medicamentos.

Um ECG é por vezes usado como parte de um exame físico de rotina ou como exame de rastreio nas pessoas com um risco elevado de problemas cardíacos, incluindo as pessoas com uma pressão arterial elevada (hipertensão), com colesterol elevado, com diabetes, com uma história familiar pesada de problemas cardíacos e os fumadores. O ECG poderá sugerir a existência de doença coronária mesmo na ausência de sintomas.

 

 Marcação de Exame: 239 722 415 / 92 621 97 25 ou Online