Xarope de milho e açúcar: dois lados da mesma moeda?Notícias de Saúde

Quinta, 17 de Dezembro de 2015 | 406 Visualizações

Fonte de imagem: bostinno

Na hora de escolher uma opção saudável, estas duas alternativas devem ficar de fora. Saiba porquê.

O açúcar é o ‘oitavo pecado capital’ e um dos principais causadores das atuais doenças de estilo de vida. Com cada vez mais pessoas e entidades a declarar guerra aberta ao açúcar refinado, torna-se importante encontrar alternativas saudáveis a este adoçante.

Mas, são todas as alternativas disponíveis no mercado saudáveis? Não, longe disso. E o xarope de milho (ou xarope de glicose) é um exemplo.

Embora seja usado como alternativa ao açúcar tradicional – e visto por muitos como uma substituição saudável – o xarope de milho tem as mesmas calorias e provoca um impacto idêntico no corpo do que o açúcar, lê-se no Huffington Post.

Estes dois ingredientes são feitos com base nas mesmas duas moléculas, a frutose e a glicose, e a única diferença é que no açúcar as duas moléculas estão ligadas uma à outra, enquanto tal não acontece com o xarope de milho. O xarope de milho move-se mais rapidamente para o sangue, mas tal como o açúcar, faz aumentar igualmente os riscos de problemas cardiovasculares.

“Mesmo que haja uma pequena diferença entre os dois [açúcar e xarope de milho], temos uma abundância de dados que provam que ambos aumentam os fatores de risco para doenças cardiovasculares”, lê-se num estudo publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition e citado pelo Huffington Post.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados