Três formas de criar um hábitoNotícias de Saúde

Quarta, 10 de Junho de 2015 | 84 Visualizações

Comer de forma diferente, acordar cedo e não faltar ao ginásio podem ser rotinas difícil de encaixar no nosso dia-a-dia, veja três dicas que o podem tornar mais simples.

- Recorrer a “correntes” de comportamentos

Introduzir um novo hábito pode ser mais fácil aproveitando outro que exista encadeando um no outro, por exemplo, para manter o escritório arrumado, associá-lo ao hábito de trocar de roupa quando chega a casa (se o tiver) e seguir uma lógica de vou trocar de roupa e arrumar o escritório. 

- Eliminar demasiadas opções

Muitos investigadores defendem que o excesso de opções que temos nos levam a tomar decisões a cada minuto do dia, mesmo sobre as coisas mais banais, e que isso nos consome energia que nos leva a não ter ‘forças ‘ para tomar decisões. O professor de Harvard Robert C. Pozen sugere que, tanto quando possível, cada um identifique os aspetos da sua vida que considera banais, os torne rotina tanto quanto possível de forma a economizar energia para manter uma disciplina.

- Objetividade, precisa-se

Muitas pessoas focam-se num grande objetivo e saltam um passo importante: as pequenas coisas que vão permitir a concretização. Mais importante do que dizer ‘Quero emagrecer’ é ter objetivos específicos que permitam comportamentos que tornem mais fácil chegar a esse fim, por exemplo: ‘não vou comer este bolo’, ou ‘não me sirvo de batata e apenas de legumes’. Um estudo publicado já em 1999, pela Universidade da Califórnia concluiu que quem inclui passos e objetivos específicos naquilo que idealiza é mais bem-sucedido na mudança. 

Partilhar esta notícia
Referência