O aumento da dose do medicamento Xeljanz está associado ao risco de embolia pulmonar, alertou o Infarmed, pedindo que médicos e doentes estejam atentos aos sintomas.
Numa nota publicada no seu sítio, ao qual a agência Lusa teve acesso, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos em Saúde diz que este risco foi identificado nos resultados preliminares de um estudo para avaliação do risco cardíaco ou circulatório associado ao Xeljanz (tofacitinib), que ainda está a decorrer e não abrange Portugal.
“Os resultados preliminares deste estudo revelaram um aumento do risco de embolia pulmonar em doentes que tomaram 10 mg de tofacitinib duas vezes ao dia”, informa o Infarmed, que aconselha os doentes a não deixarem de tomar o medicamento antes de falar com o médico.
A autoridade do medicamento lembrou que o fármaco está autorizado, na União Europeia, para o tratamento de adultos com artrite reumatoide moderada a grave, artrite psoriática e colite ulcerosa moderada a grave e que, dependendo dos casos, a dosagem recomendada é diferente.
Por exemplo, enquanto para a artrite reumatoide e artrite psoriática a posologia aprovada é de 5 mg duas vezes ao dia, para a colite ulcerosa o tratamento inicial é de 10 mg duas vezes/dia.
Até que o estudo esteja concluído, o Infarmed recomenda aos profissionais de saúde que, no tratamento da artrite reumatoide com Xeljanz (tofacitinib), prescrevam apenas a dose de 5 mg, duas vezes ao dia, e que informem os doentes dos sintomas a que devem estar atentos.
“A Pfizer, em articulação com a EMA [Agência Europeia do Medicamento] e com o Infarmed, iniciou hoje a divulgação de uma comunicação dirigida aos profissionais de saúde com informação sobre os resultados preliminares do estudo e das atuais recomendações relativas ao tratamento”, escreveu a Autoridade do Medicamento.
O Infarmed aconselha ainda os doentes a tomarem atenção a sintomas como dificuldades respiratórias, dor no peito ou na parte superior das costas, tosse com sangue, transpiração excessiva ou pele azulada.
Risco de embolia pulmonar em medicamento para artrite reumatoideNotícias de Saúde
Terça, 02 de Abril de 2019 | 45 Visualizações

Fonte de imagem: health.harvard.
O aumento da dose do medicamento Xeljanz está associado ao risco de embolia pulmonar, alertou o Infarmed, pedindo que médicos e doentes estejam atentos aos sintomas.
Autor
Alert Life Sciences
Alert Life Sciences
Referência