A severidade da psoríase está associada a um aumento da inflamação dos vasos sanguíneos, dá conta um estudo publicado na revista “Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology”.
A psoríase é uma doença autoimune crónica da pele caracterizada por lesões vermelhas e escamosas que se desenvolvem geralmente no couro cabeludo, cotovelos, joelhos, região lombar, mãos e pés.
Estudos anteriores têm sugerido que os indivíduos com psoríase têm um maior risco de enfarte agudo do miocárdio e outros eventos cardiovasculares, assim como morte associada a este tipo de eventos.
Neste estudo, os investigadores do Instituto Nacional de Saúde (NIH, sigla em inglês), nos EUA, decidiram averiguar se a psoríase estava associada à vasculite, uma condição na qual o sistema imunitário ataca por engano os vasos sanguíneos e causa inflamação.
A inflamação dos vasos sanguíneos pode conduzir a complicações, como aneurisma e coágulos sanguíneos, que podem obstruir o coração e aumentar o risco de enfarte agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.
Para o estudo, os investigadores contaram com a participação de 60 adultos com psoríase e uma média de idades de 47 anos, e 20 com uma média de 41 anos, que não tinham esta condição. Todos os participantes possuíam um risco baixo de doença cardiovascular. A extensão da psoríase variava entre ligeira (menos de 3% das superfície da pele afetada) a severa (pelos menos 10% da pele afetada). A inflamação dos vasos sanguíneos foi avaliada através de métodos imagiológicos.
Os investigadores verificaram que, comparativamente com os indivíduos sem psoríase, aqueles com a forma mais severa da doença tinham um aumento de 51% na inflamação dos vasos sanguíneos. Esta relação manteve-se inalterada, mesmo após os investigadores terem tido em conta fatores associados à doença cardiovascular.
No geral verificou-se que quanto maior era a severidade da psoríase, maior era a inflamação nos vasos sanguíneos. Na opinião dos investigadores estes achados apoiam a teoria de que a psoríase e a vasculite partilham o mesmo mecanismo imunológico associado.
“Os indivíduos com psoríase, particularmente a severa, devem ser avaliados relativamente aos fatores de risco cardiovascular, incluindo diabetes, elevados níveis de colesterol e obesidade. Estes devem também manter um estilo de vida ativo, evitar fumar e adotar uma dieta equilibrada”, revelou, em comunicado de imprensa, Nehal N. Mehta.
Psoríase associada à inflamação dos vasos sanguíneosNotícias de Saúde
Terça, 13 de Outubro de 2015 | 1848 Visualizações

Fonte de imagem: hatsnew
A severidade da psoríase está associada a um aumento da inflamação dos vasos sanguíneos, dá conta um estudo publicado na revista “Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology”.
Autor
Alert Life Sciences
Alert Life Sciences
Referência
Estudo publicado na revista “Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology”
Estudo publicado na revista “Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology”