Pessoas com autismo têm decisões mais lógicasNotícias de Saúde

Segunda, 24 de Outubro de 2016 | 48 Visualizações

Fonte de imagem: About Islam

Em causa está a forma como lidam com as emoções, diz um estudo.

As pessoas com autismo têm decisões mais lógicas do que aquelas que não padecem desta condição.

Quem o diz é Punit Shah, investigador do King’s College London, num artigo publicado no The Conversation. Segundo o cientista, as pessoas com autismo reagem de uma forma mais fria e distante às próprias emoções, o que faz com que não se deixem influenciar pelas mesmas na hora de tomar decisões.

Num estudo realizado recentemente, Shah e os seus colegas conseguiram ainda provar que a ‘cegueira emocional’ - incapacidade de desligar as emoções – faz com que as pessoas não consigam ter um pensamento lógico e coerente, acabando por tomar decisões mais emocionais e com um maior risco de estarem erradas. Além disso, as pessoas que não conseguem abstrair-se do que sentem dificuldade em controlar o próprio batimento cardíaco, deixando-as numa situação de stress igualmente capaz de interferir com a capacidade lógica de pensar.

Por seu turno, diz o investigador, as pessoas com autismo foram capazes de monitorizar os próprios batimentos cardíacos, não se deixando afetar pelo meio ambiente. “Em vez de usar a intuição e emoção como as pessoas sem autismo, eles [as pessoas com autismo] não seguem o coração e não usam a informação emocional como guia para as próprias decisões”, explica.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados