A oxitocina, conhecida como ‘hormona do amor’ faz com que os homens consumam menos calorias, revela estudo norte-americano.
Um estudo da Universidade de Harvard publicado na revista científica Obesity concluiu que, se quer perder peso, apaixonar-se pode ajudar muito, sobretudo no caso dos homens. Aparentemente, um dos efeitos da oxitocina (que o corpo produz em maior quantidade quando se está apaixonado), faz com que os homens consumam menos calorias e reduzam a ingestão de gorduras.
O estudo foi realizado junto de 25 homens saudáveis com uma média de idades de 27 anos, 13 dos quais com peso ideal e os restantes com excesso de peso ou obesidade. Metade dos voluntários receberam uma dose, em 'spray' nasal, de oxitocina, os outros o placebo, como parte do grupo de controlo. Uma hora depois foi proposto a todos que tomassem o pequeno-almoço, escolhendo a refeição a partir de uma ementa.
A equipa, coordenada por Elizabeth Lawson avaliou o número de calorias ingeridas por cada um e concluiu que aqueles que receberam oxitocina consumiram menos 122 calorias e menos nove gramas de gordura do que os restantes.
Além disso, revela o comunicado, a "hormona do amor" ajudou ao aumento do uso da gordura corporal enquanto "combustível" para transformação em energia pelo organismo sem que se observassem quaisquer efeitos secundários.