Os nutrientes indispensáveis na recuperação de lesões desportivasNotícias de Saúde

Terça, 21 de Junho de 2016 | 100 Visualizações

Fonte de imagem: mundoboaforma

A alimentação não serve apenas para aumentar os níveis de energia, é uma forma bastante eficaz de prevenir e curar lesões. Veja quais os nutrientes mais eficazes.

As pessoas que treinam sabem que, mais cedo ou mais tarde, uma lesão chegará e que deverá ser tratada o quanto antes. Embora os procedimentos médicos sejam, na maioria dos casos, indispensáveis, alguns alimentos assumem-se como fundamentais para uma recuperação mais rápida e mais eficaz.

Segundo a revista Fitness, existe um leque de nutrientes que deve ser consumido durante o processo de recuperação, que muitas vezes é logo e doloroso. É o caso daproteína, seja de origem animal ou vegetal.

Diz a publicação que um atleta em recuperação deve ingerir, por dia, 20 a 30 gramas em cada refeição e 10 a 15 gramas de proteína nos snacks. Contudo, o valor diário total deve ser acordado com um especialista, uma vez que o peso e o índice de atividade de cada pessoa interferem com a quantidade necessária. A função da proteína é melhorar a função muscular e celular. .

Num processo de recuperação, especialmente quando está em causa uma lesão óssea, a ingestão de cálcio é muito importante, sendo o recomendado 1000 a 2000 miligramas por dia, de forma a que este nutriente consiga exercer as suas funções: melhorar a saúde muscular e a função nervosa, celular e óssea. Estes são os alimentos com mais cálcio do que o leite.

vitamina D é também uma boa aposta para quem está a recuperar de uma lesão, diz a publicação sugerindo uma exposição solar moderada e protegida. Ingerir alguns destes alimentos é também recomendado.

fibra é um outro nutriente chave para a recuperação de lesões, uma vez que permite um bom funcionamento intestinal e um organismo mais eficaz, o que, por si só, ajuda a evitar lesões mais graves ou problemas consequentes da lesão inicial. O indicado, dependendo, claro, de pessoa para pessoa, é uma ingestão de 25 a 35 gramas de fibra por dia, existindo vários alimentos ricos neste nutriente. Clique aqui e saiba o que é a fibra alimentar e onde encontrá-la.

Partilhar esta notícia
Referência
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

Info-Saúde Relacionados