O que está na origem do vício?Notícias de Saúde

Sexta, 26 de Fevereiro de 2016 | 940 Visualizações

Fonte de imagem: catracalivre

Todas as pessoas estão susceptíveis a ficar viciadas em algo.

São muitos os aspetos que podem estar origem de um vício e que vão muito além das ditas ‘más companhias’.

Para tentar perceber melhor o que é o vício e como surge, o site Mind Body Green dá a conhecer tudo o que pode estar na origem deste comportamento, descrito como hábito inveterado, dependência, etc.

De acordo com a publicação, a causa de um vício depende de dois fatores: a natureza da pessoa e o ambiente. Eis como:

No que toca à natureza da pessoa, há que mencionar a genética. Sim, é possível uma pessoa ser viciada em algo por culpa dos seus genes. Mais concretamente, há quem nasça predisposta para o vício… e tudo por culpa da dopamina, hormona relacionada com a sensação de prazer, que pode dar origem ao vício.

Também os problemas psicológicos podem estar na origem do aparecimento de um vício – seja em álcool, drogas, comida, exercício, etc. Este tipo de condição mental pode ter uma causa genética na base, mas a personalidade da pessoa também interfere.

Quanto ao ambiente que rodeia a pessoa, o site destaca os traumas de infância, muitas vezes associadas a maus comportamentos e vícios em idade adulta. E aqui não há gene que fale mais alto.

Diz a publicação que os sobreviventes a traumas de infância são 1,8 vezes mais propensos a fumar, 1,9 vezes mais propensos a ser obesos, 2,4 vezes mais tendentes a sentir ansiedade, e por aí adiante. Depressão, promiscuidade, álcool e drogas são outras das consequências dos traumas de infância que podem estar na origem do vício.

As más companhias são, também, uma causa do vício. Quando uma pessoa é incentivada a algo e está frequentemente num ambiente que proporcione o início do vício, é possível que não consiga resistir, especialmente se estiver geneticamente predisposta para ser viciada.

Partilhar esta notícia
Referência